Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

AVANÇO PRÓ DILMA

PT cumpre orientação nacional e passa a trabalhar Lúdio para governador

Foto: Reprodução

Ludio Cabral com  Francisco Faiad, em 2012: candidato petista tem chance de disputar o governo de Mato Grosso pelo PT, apoiado por amplo leque de alianças

Ludio Cabral com Francisco Faiad, em 2012: candidato petista tem chance de disputar o governo de Mato Grosso pelo PT, apoiado por amplo leque de alianças

Diante da necessidade de assegurar um palanque à reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT) e sem tempo de esperar a definição do juiz federal Julier Sebastião da Silva, a Executiva do Partido dos Trabalhadores baixou Resolução em que determina que seja trabalhado o nome do ex-vereador Lúdio Cabral (PT) para o governo de Mato Grosso. “O PT dispõe nas suas fileiras de nomes altamente qualificados, com acúmulo político e densidade eleitoral para disputar em plenas condições de êxito a eleição de Governador e destaca o nome do companheiro Lúdio Cabral, que se encontra a disposição para atender ao chamado do partido”, destaca trecho da resolução.


Executiva do PR confirma Maurição como pré-candidato a governador de MT e Wellington para o Senado; Maggi está fora
Maurição alerta que só sai candidato se for a governador, cobra prioridade no PR e ironiza Cidinho

O líder do PT na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Alexandre Cesar, confirmou que o principal pré-candidato é Ludio Cabral e que o Julio Sebastião passa a ser um projeto alternativo. Ou seja, ‘plano B’. A reportagem do Olhar Direto apurou que há tempos Lúdio já conta com a simpatia de alguns aliados, como PMDB, Pros e PCdoB.

“A resolução da Executiva Estadual é para dar um norte aos encaminhamentos formulados pelo partido, tendo a reeleição da presidenta Dilma como prioridade. Mas o doutor Julier Sebastião pode, sim, vir a ser candidato a governador pelo PT”, argumentou Alexandre Cesar. Ele conversou recentemente com Julier e sentiu o magistrado “bastante animado”. Ele tem até 4 de abril para se desincompatibilizar e deixar o cargo vitalício no Poder Judiciário, se quiser ser candidato.

Julier ainda não se decidiu se vai deixar a magistratura e se filiar ao PT, para disputar o governo do Estado ou outro cargo, nas eleições deste ano. Desta forma, Lúdio Cabral confirma a condição de favorito internamente, no PT, para disputar a a sucessão do governador Silval Barbosa. Há tempos ele vem tendo seu nome cogitado para disputar a legenda.

A diferença agora é que Lúdio passou de ‘plano B’, para ser o nome prioritário da legenda de Lula, assumindo a condição de ‘plano A’ petista.

Na resolução, o Partido dos Trabalhadores explica que “a prioridade tática do PT é o lançamento de um candidato petista a governador de Mato Grosso para liderar a manutenção e ampliação da atual coalização partidária, de modo a reunir condições favoráveis para vencer as eleições, cuja definição ocorrera em ambiente de dialogo e unidade partidária”.

Em suma: o PT reconhece “as qualificações políticas do juiz Julier Sebastião da Silva como um agente público que tem serviços prestados na defesa da justiça e da sociedade”, mas não se dispõe a esperá-lo ‘sine die’. Mas a mesma resolução endosso da busca pelo magistrado: “ Nesse sentido o PT reitera o convite para sua filiação”.

Existe forte tendência de que Julier Sebastião deixe de lado o convite do PT e se filie ao PC do B, onde seria ‘cacique camarada’, ao invés de simples militante, como no partido de Lula. O presidente estadual do PCdoB, Aislan Galvão, já revelou ao Olhar Direto que confia na filiação de Julier na agremiação comunista.

A íntegra da resolução do diretório petista. 

RESOLUÇÃO POLÍTICA


Resolução do Diretório Estadual sobre o Projeto Político do PT MT para 2014

O Diretório Estadual do PT de Mato Grosso, reunido no dia 25 de janeiro de 2014, aprovou a presente resolução sobre as diretrizes políticas a serem observadas no processo de definição do projeto partidário para as eleições de 2014.

1. A tática eleitoral a ser adotada pelo PT de Mato Grosso nas eleições 2014, definida em diálogo permanente com a direção nacional, será orientada para criação das condições favoráveis ao objetivo primordial da reeleição da Presidenta Dilma, com vitória em Mato Grosso,

2. O PT considera que o arco de aliança prioritário para as eleições de 2014 deve ser constituído a partir da base partidária que dá sustentação ao Governo DILMA coincidente com a base de apoio ao governo Silval Barbosa, formada pelo PT, PMDB, PR, PSD, PCdoB, PP, com sua ampliação a partir da inclusão dos outros partidos que apoiarão a reeleição da Presidenta Dilma, a exemplo do PROS, PRB e PSC.

3. A prioridade tática do PT é o lançamento de um candidato petista a Governador do Estado de Mato Grosso para liderar a manutenção e ampliação da atual coalização partidária de modo a reunir condições favoráveis para vencer as eleições, cuja definição ocorrera em ambiente de dialogo e unidade partidária.

4. O candidato a Governador do PT será o porta voz de um programa de governo progressista, democrático e popular centrado no desenvolvimento sustentável, na qualificação dos serviços públicos, visando a inclusão econômica, social e política necessária para melhorar a vida das pessoas que mais precisam da atenção a garantia de seus direitos.

5. O PT dispõe nas suas fileiras de nomes altamente qualificados, com acúmulo político e densidade eleitoral para disputar em plenas condições de êxito a eleição de Governador e destaca o nome do companheiro Lúdio Cabral, que se encontra a disposição para atender ao chamado do partido.

6. Ao mesmo tempo o PT reafirma seu reconhecimento das qualificações políticas do Juiz Julier Sebastião da Silva como um agente público que tem serviços prestados na defesa da justiça e da sociedade reunindo as condições de governar Mato Grosso em sintonia com os interesses e necessidades da maioria da população. Nesse sentido o PT reitera o convite para sua filiação.

7. A tática eleitoral do PT para as eleições proporcionais buscará ampliar as nossas bancadas no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa.

Diretório Estadual do PT MT.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet