Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

BASE Governista

Julier se reúne com Rui Prado sem a presença de Chico Daltro mas não formaliza convite a vice

Foto: Danilo Bezerra/Olhar Direto

Julier se reúne com Rui Prado sem a presença de Chico Daltro mas não formaliza convite a vice
O ex-juiz federal Julier Sebastião Silva (PMDB) afirmou no início da noite desta quinta-feira (05) que os aliados da base governista terão sabedoria para manterem-se unidos e não considera que o momento seja de valorizar os critérios para a escolha do candidato à sucessão do governador Silval Barbosa (PMDB). Ele e o ex-senador Márcio Lacerda, vice-presidente do PMDB, se reuniram por quase duas horas com o agropecuarista Rui Prado, presidente licenciado da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), no escritório do segundo andar do Edifício Santa Rosa Tower – região Oeste de Cuiabá.


Julier Sebastião negou que esteja cortejando Prado, para vice, com intenção de atrair o apoio do agronegócio. “Rui Prado é um grande líder. E este é um momento que temos para discussão interna. O diálogo com o PSD é institucional [com o PMDB]. São partidos que estarão na chapa majoritária da base aliada e, por isso, é fundamental esse entendimento”, ponderou o ex-magistrado.

Também pleiteiam cargos na chapa majoritária da base governista o PR e o PT. Fazem parte da base aliada do governador Silval Barbosa – PMDB, PSD, PT, PR, PCdoB, Pros, PRB, PSL e PEN. Há poucos dias, ocorreram duas defecções: PP e PSC.

Com a experiência de quem já foi deputado estadual e federal, senador e governador em exercício, Márcio Lacerda defendeu que as conversações sejam ampliadas. “É necessário que aprofunde, sim, o debate interno, principalmente porque o alinhamento dos partidos é um fato”, avaliou Lacerda, que não crê em novas defecções.

Rui Prado avisou que estava dialogando com Julier para, depois, levar o tema para reunião interna, no PSD. “O que sair daqui [de proposta] vou levar para a Executiva do PSD. Agora, lógico que conto com apoio dos produtores rurais e não da Famato. A Famato não tem partido. Mas a nossa postulação é uma antiga reivindicação da base”, afirmou Prado.

Republicanos

A permanência do PR na base aliada ao governador Silval Barbosa é indiscutível. Foi o que teria garantido o deputado federal Wellington Fagundes, presidente regional do PR, durante reunião neste noite com Márcio Lacerda e Julier Sebastião.

Há algumas semanas, o PR chegou a ser anunciado como aliado do senador José Pedro Taques, pré-candidato ao governo de Mato Grosso pelo PDT. Contudo, por não querer entregar oito Secretarias de Estado e mais de 450 cargos que possui no governo, os republicanos decidiram se manter na base governista.

Despontam como artífices da unidade dirigentes do PMDB, PT, PR e PSD. E o resultado da sintonia é a manutenção da unidade. “A reunião foi muito produtiva porque é fundamental que se conheça a realidade de cada aliado e que os mato-grossenses vivem para, assim, apresentar um programa político que corresponda a isso”, completou Lacerda.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet