Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

POLÍTICA MUDA, COMO A NUVEM

Julier Sebastião recebe apoio de grupo que tem candidato senador, apesar ter assegurado vaga para o PR

Foto: Tony Ribeiro / MidiaNews

Julier Sebastião com Sérgio Cintra e e demais dirigente do G5:  manifestação de apoio ao Governo de MT

Julier Sebastião com Sérgio Cintra e e demais dirigente do G5: manifestação de apoio ao Governo de MT

Confiante de que terá seu nome homologado na disputa pelo governo de Mato Grosso, o ex-juiz Julier Sebastião da Silva bateu o martelo como o 'G5', formado por PT do B, PTN, PRTB, PTC e PEN. Embora tenha plena consciência de que a vaga ao Senado na coligação está prometida ao deputado federal Wellington Fagundes, sair para governador, ele não fez qualquer objeção ao fato de o grupo já ter lançado em convenção o vereador Juca do Guaraná Filho (PT do B) para a disputa de senador.


Julier Sebastião está tão confiante que nem esperou o debate marcado para a próxima segunda-feira (23/01), quando a coligação definirá candidato a governador pela base aliada. Ele vai debater com o vice-governador Chico Daltro (PSD) e o ex-vereador Lúdio Cabral (PT).

"A adesão do G5 se deu em função da proximidade de ideias com os representantes dos partidos do MEP, em defesa da população mais carente do Estado", explicou Julier, segundo sua assessoria.
Na última quinta-feira, o pré-candidato ao governo de Mato Grosso pelo PHS, José Marcondes Neto, o 'Muvuca', dava como certa a aliança com o 'G5'. Muvuca chegou a oferecer a vaga ao Senado para Juca do Guaraná Filho.

No encontro com o 'G5', em seu escritório, no Edifício Santa Rosa Tower, bairro Santa Rosa, Julier Sebastião lembrou que o grupo representa a metade dos partidos integrantes do Movimento Ética na Política (MEP), criado em 2013. Os demais partidos do MEP - PSC, PSDC, PRP, PRB e PV - se aliaram ao PDT, para apoiar o senador José Pedro Taques ao Palácio Paiaguás.

O presidente do PT do B, ex-vereador Sérgio Cintra, explica que o apoio a Julier é exclusivo. Se acontecer de Daltro ou Ludio ser o escolhido, terá de haver nova discussão com PMDB, PR, PT, PSD e Pros. “Pensamos em estar juntos de quem discute projetos para Mato Grosso e nos dá o devido valor", afirmou Cintra. "Em política [se o candidato não for Julier], estão abertas conversações com o grupo da oposição [liderado por Pedro Taques] ou outros pré-candidatos", emendou Cintra.

Sergio Cintra não teme racha no Movimento pela Ética na Política e lembrou que G5 manteve as discussões até o final, com PSC, PSDC, PRP, PRB e PV. Existe a chance de ampliar o grupo, com a participação de PSL, PC do B e Pros, na formação de uma Frentinha para buscar cadeiras na Assembleia Legislativa. Cintra observa que o G5 possui 22 pré-candidatos à Câmara Federal e 31 para Assembleia Legislativa de Mato Grosso, para enfrentar o teste das urnas, em 5 de outubro.

Mesmo não sendo candidato oficial, o peemedebista já passou pela maioria das cidades da Baixada Cuiabana, além da realização de vários atos de pré-campanha nos principais pólos, como Várzea Grande, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Pontes e Lacerda e Cáceres.

Julier se filiou no PMDB no 'apagar das luzes' do prazo final, dia 2 de abril, em Brasília, com pompa de chefe de Estado, tendo a bênção do vice-presidente Michel Temer; do presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO); do ministro da Agricultura, Neri Geller (PMDB); do presidente regional do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, entre outros líderes.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet