Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

articulações

Base deve lançar duas candidaturas ao governo e Riva deve ir a disputa para 'minar' oposição

Base deve lançar duas candidaturas ao governo e Riva deve ir a disputa para 'minar' oposição
A base aliada do governo de Mato Grosso já está em vias de sacramentar lançamento de duas candidaturas ao Paiaguás. Fontes do Olhar Direto confirmam que uma delas seria definida entre PMDB e PT, que permaneceriam juntos no pleito garantindo palanque forte a Dilma Rousseff (PT) – com a confirmação do médico petista Lúdio Cabral ou do ex-juiz Julier Sebastião. Já a segunda candidatura seria encabeçada pelo PSD, que teria como postulante ao cargo de chefe do Executivo, o deputado Estadual José Riva (PSD), junto a outros partidos considerados atualmente de aposição.


A estratégia da base aliada seria se dividir agora em duas candidaturas que, separadas, conseguiriam agregar partidos que até então marcham com o senador Pedro Taques (PDT) e que não viriam para o grupo situacionista por conta do palanque obrigatório para a presidente Dilma ou pelo papel de coadjuvante que teriam no bloco, ofuscados pelo peso das candidaturas já definidas para os partidos de maior representatividade, como o PR, por exemplo, que brigou e garantiu a vaga ao Senado. Os planos da situação é levar a disputa para um segundo turno e juntar as duas candidaturas para unir forças contra Taques.

Riva e Pagot oferecem a Jayme candidatura ao governo com Rui Prado de vice e ‘isolam’ Taques

Para se ter um ideia da articulação, Riva dever reunir cerca de 40 prefeitos em uma reunião marcada para hoje. A candidatura do parlamentar ao governo surge como a grande novidade deste pleito, uma vez que anteriormente afirmara repetidas vezes que iria se aposentar da vida pública. A aposentadoria de Riva também era atribuída à sua inelegibilidade, uma vez que pairava contra ele condenação pelo ato de improbidade e mais de 100 processos. O fato é que a defesa do deputado teria encontrado uma brecha que afastaria o fantasma da elegibilidade de vez por meio da tese de que ele não se enquadra em nenhum dos itens da Lei da Ficha Limpa.

A tentativa de lançar uma terceira via e com isso ‘minar’ a candidatura de Pedro Taques não é nova. Em maio, com exclusividade, o Olhar Direto divulgou que Riva e o ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot (PTB), ofereceram ao senador Jayme Campos (DEM) a chance de disputar o governo do Estado contra a situação liderada por PMDB-PT e o grupo oposicionista encabeçado por Pedro Taques (PDT).

À época, Jayme garantiu sua permanência ao lado de Taques. A composição da terceira via naquela época seria encabeçada por Campos, tendo o líder ruralista e presidente da Famato Rui Prado (PSD) como vice e Serys Shlessarenko (PTB) disputando uma vaga para voltar ao Senado.

Na atual composição, porém , Riva seria o candidato ao governo, o PTB indicaria o vice, e um outro partido grande de oposição ficaria com a vaga ao Senado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet