Olhar Direto

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Política MT

DE MÃOS DADAS

Ludio articula pesos pesados para a sua campanha, com prioridade para Maggi e Silval; Dilma vem

Foto: Fablício Rodrigues / Campanha Silval Barbosa 2010

Dilma Rousseff com Silval Barbosa e Blairo Maggi, em agosto de 2010, no comício no Jardim  1º  de Março, em Cuiabá

Dilma Rousseff com Silval Barbosa e Blairo Maggi, em agosto de 2010, no comício no Jardim 1º de Março, em Cuiabá

A garantia de que a coordenação nacional da campanha à Presidência da República de que a presidenta Dilma Rousseff (PT) vai se esforçar para vir pelo menos duas vezes a Mato Grosso nas eleições deste ano, mudou o foco do candidato a governador Ludio Cabral (PT) para o “quintal de casa”. Ou seja: garantir a presença dos caciques dos partidos aliados. Cabral está montando uma força-tarefa com o senador José Aparecido Cidinho Santos (PR), ex-deputado Carlos Abilcalil (PT), o prefeito Juarez Costa (PMDB), de Sinop; e a candidata a vice-governadora, deputada Teté Bezerra (PMDB).


Riva obtém apenas consultoria com Duda Mendonça; marqueteiro recusa campanha para não desagradar 'amigos'
Declaração de bens de Eliene mostra fazendas, lotes e chácaras e patrimônio duplicado

As datas das possíveis vindas de Dilma não estão confirmadas, mas a tendência é de que seja uma em agosto e outra em setembro. Ludio passou toda a quarta-feira (9) em Brasília, com a Executiva Nacional do PT. Uma das visitas seria em Cuiabá e outra no interior, provavelmente em região forte no agronegócio.

Em 2010, na reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB), Dilma prometeu duas visitas a Mato Grosso, mas veio apenas uma, em 25 de agosto, para um comício no Jardim Primeiro de Março, região Norte de Cuiabá.

A reportagemdo Olhar Direto apurou que a expectativa é de atrair para dentro da campanha alguns dos principais líderes da coligação Amor à Nossa Gente, como o governador Silval Barbosa (PMDB) e o ex-governador e senador Blairo Maggi (PR). A força-tarefa também pretende atrair o ex-juiz Julier Sebastião Silva (PMDB), preterido na escolha do candidato a governador na base governista; o ex-prefeito Maurício Tonhá (PR), o ‘Maurição da Água Boa’; e diversos prefeitos do PMDB que demonstram simpatia por outros concorrentes ao Palácio Paiaguás.

Comício de Dilma Rousseff com Silval Barbosa e Blairo Maggi, no Jardim  1º  de Março, em Cuiabá, em 25 de agosto de 2010

“O nosso desejo é somar e contribuir para a eleição de Ludio para governador e Wellington senador. E vamos mostrar que queremos um palanque forte em Mato Grosso à reeleição da presidenta Dilma”, afiançou Cidinho Santos.

E cabe a Cidinho e Wellington a missão de atrair Blairo Maggi para a campanha. Em reunião com a Executiva e deputados estaduais do PR, no último dia 30 – prazo limite da convenção, ele prometeu gravar para todos veicularem na propaganda eleitoral gratuita do rádio e da TV.

Blairo tem de mostrado cada vez mais arredio às aparições públicas e, por conseqüência, à própria militância política. Líder em todas as pesquisas de opinião pública sobre tendência do eleitorado até antes das convenções, Maggi desistiu da disputa por considerar necessário “haver renovação na política de Mato Grosso” e, também, para não ser vítima de denúncias contra sua honra, comuns em períodos de refrega eleitoral.

Já Silval foi o principal cabo eleitoral de Ludio, em 2012, na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, arrastada para o segundo turno, fato que deve se repetir neste ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet