Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

madeireiros

Taques elenca desafio de promover desenvolvimento sustentável do setor de base florestal

Foto: Assessoria

Taques elenca desafio de promover desenvolvimento sustentável do setor de base florestal
O candidato a governador Pedro Taques (PDT) afirmou que o maior desafio do setor madeireiro em Mato Grosso é conciliar práticas sustentáveis e socialmente justas com o economicamente rentáveis. Para que isso seja possível, o Estado precisa ser um indutor de crescimento, ao invés de um “atrapalhador”, como ele considerou a atual gestão.


Leia mais: Inspirados em modelo americano, produtores investem pesado em Pedro Taques

“Precisamos fazer com que o Estado seja menos ‘atrapalhador’ e mais ‘fazedor’; de um Estado que contribua com a construção de um ambiente negocial propício aos investimentos. Isso passa pela eficiência da gestão pública”, afirmou Pedro Taques, em reunião com o setor, nesta segunda-feira (08/09).

No encontro, que contou com representantes do Sindicato dos Engenheiros Florestais e Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM), o pedetista recebeu reivindicações e apresentou seus compromissos para o desenvolvimento sustentável do setor de base florestal.

O candidato recebeu do CIPEM um documento contendo as principais reivindicações do setor para o aumento da produtividade e competitividade nos mercados nacional e internacional. “O grande desafio é que Mato Grosso maximize o potencial florestal, através de práticas sustentáveis, economicamente rentáveis e socialmente justas. Sob essa perspectiva, existe espaço para o Estado definir seus diferenciais competitivos, a fim de atrair maiores investimentos para o setor florestal”, diz o documento.

Entre as principais medidas de estímulo à atividade no Estado, o pedetista ressalta a necessidade de descentralização da gestão ambiental para os municípios e fortalecimento das Unidades Regionais de gestão.

“Manter diálogo permanente com todos os envolvidos, essa é a nossa missão. Além de fortalecer ações que elevem a eficiência da Sema, assumimos o compromisso de proporcionar segurança jurídica e tributária; estabelecer mecanismos de utilização da madeira de reflorestamento; e incentivar e apoiar o reflorestamento com madeiras nobres (poupança verde) com prioridade para áreas degradadas ou subutilizadas”, finalizou Pedro Taques.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet