Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

às vésperas das eleições

PF desencadeia nova fase da Ararath; casa de deputado estadual é alvo

26 Set 2014 - 08:59

Da Redação - Patrícia Neves/Raoni Ricci

Foto: Olhar Direto

PF desencadeia nova fase da Ararath; casa de deputado estadual é alvo

A Superintendência da Polícia Federal desencadeia nessa manhã de hoje (26) a sexta fase da operação Ararath, na capital. Um dos mandados foi cumprido por volta das 6h da manhã na casa do  suplente de deputado estadual que é candidato a reeleição, Gilmar Fabris (PSD),  e está instalada no bairro Santa Rosa, na capital. Ele  reside em um prédio de luxo na capital. A informação é a de que os policiais permaneceram por duas horas no local e sairam carregando documentos. No total cinco mandados são cumpridos em Cuiabá e também na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.   O inquérito policial é conduzido pelo delegado  federal Wilson Rodrigues de Souza.



O esquema investigado pela Polícia Federal  envolve crimes como lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro.  A primeira fase da ação foi deflagrada em novembro do ano passado. A quinta fase da ação, desencadeada em 20 de maio,  levou à prisão o ex-secretário de Estado de Fazenda, Eder Moraes, apontado como líder da organização. Ele permaneceu por 81 dias em cárcere e sair declarou que era inocente.  O deputado estadual José Riva (PSD) também foi preso na ação e permaneceu no Centro de Detenção Provisória da Papuda por três dias, sob o argumento de que sua influência poderia prejudicar as investigações.

Ainda segundo o MPF, o  foco da investigação são pessoas e empresas que agiam como instituição financeira sem autorização do Banco Central e facilitavam a lavagem de ativos de origem ilícita, cujo dinheiro circularia num sistema financeiro paralelo sem controle e fiscalização. Quatro pessoas já respondem a uma ação penal proposta pelo Ministério Público Federal e ainda estão em trâmite 13 inquéritos policiais. 

Ao tomar posse nessa semana o novo superintendente da Polícia Federal, delegado Marco Antônio Farias, avisou que peritos estavam periciando documentos apreendidos e que desdobramentos da ação de investigação eram naturais. 

*Atualizada às 9h21

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet