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Terça-feira, 30 de abril de 2024

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'Macaco Tião' de MT desiste de estratégia em prol de candidatura 'séria'

'Macaco Tião' de MT desiste de estratégia em prol de candidatura 'séria'
Como forma de ecoar os protestos de junho de 2013, quando milhares de brasileiros foram às ruas por um país sem corrupção, o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) decidiu lançar o personagem ‘Macaco Tião’ como candidato a deputado federal em 12 estados do Brasil. Todos esses candidatos estão utilizando a figura do macaco usam o número 3171, uma referência aos políticos corruptos e ao placar da fatídica partida entre Brasil e Alemanha na Copa do Mundo de 2014.


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Em protesto, PHS lança candidatura de “Macaco Tião” em 12 estados
 
Em Mato Grosso, o ‘Macaco Tião’ seria o servidor público Afonso Melo, que chegou a registrar a candidatura com o apelido, porém, sem o devido respaldo do partido, preferiu não encarnar o personagem durante sua campanha eleitoral.
 
“Me falaram que seria um voto de protesto, apenas isso, e que depois me passariam os detalhes, mas não veio mais nenhuma informação durante toda a campanha. Há 15 dias que me mandaram um vídeo e um material para em mandar imprimir. Não me deram condições, a estratégia que seria usada, então decidi fazer a minha campanha mesmo, com meu nome, Afonso Melo”, revelou o candidato.







Melo ressaltou que possui mais de 30 anos de trabalho no poder judiciário, é de família grande e possui muitos amigos em Cuiabá. Para ele, a linguagem a ser utilizada na campanha é uma questão de princípio. “Entendo que eleição é coisa séria, não é molecagem. Nunca fui candidato a nada e não quero entrar na política já detonando todo mundo, eu quero é fazer o melhor em prol da sociedade, falar realmente o que eu penso para melhorar a vida da comunidade”, pontuou Afonso Melo.
 
O responsável pela idealização do projeto, o publicitário Tiago Adaldo, observou que o intuito é repetir feitos como o de Tiririca, Enéias e Ratinho, que foram adotadas como voto de protesto nas eleições que disputaram, obtendo votações impressionantes.
 
O PHS lançou a candidatura de pessoas comuns utilizando o personagem “Macaco Tião” no Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins, Pará e no Distrito Federal.
 
Os candidatos que adotaram a ideia não usaram cavaletes placas e adesivos e terão custo de campanha que representa menos de 1% da média gasta para eleger somente um deputado federal. O principal mecanismo para divulgar os candidatos é o compartilhamento de vídeos em redes sociais. Apesar disso, eles apresentaram estimativas de gastos superiores a R$ 1 milhão. 
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