Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

suposta sonegação

Riva pedirá dia 7 ao MPF, MP e Defaz para investigar denúncia contra Eraí

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Riva pedirá dia 7 ao MPF, MP e Defaz para investigar denúncia contra Eraí
Na próxima terça-feira, 7, José Riva (PSD), protocola no Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPE), à Receita Federal e à Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários (Defaz), pedido de apuração quanto a suspeita de fraude e simulação de negócios na Cooperativa Agroindustrial de Mato Grosso (Cooamat), que tem como sócio o produtor rural Eraí Maggi (PP) e alguns parentes, além de funcionários do grupo Bom Futuro.


Zeca ameaça CPI para investigar atos de Riva na Mesa Diretora da AL

“Não posso simplesmente fazer uma denúncia, é preciso fundamentar. Então, estou reunindo mais elementos para embasar a denúncia e poder formalizá-la no dia 7. E aí, com certeza, os órgãos competentes vão encontrar os problemas envolvendo essa cooperativa do Eraí”, afirmou Riva, que trouxe o caso à tona em entrevista concedida na última quarta-feira (1º).

De acordo com Riva, a formação de uma cooperativa com teria possibilitado a Eraí pagar menos impostos do que se abrisse uma empresa comum, o que seria uma forma de sonegação. Em coletiva, o deputado estima que um volume de mais de R$ 200 milhões deixaram de ser recolhidos anualmente aos cofres públicos em impostos, em função dessa manobra.

Segundo assessoria de imprensa, o parlamentar questionou, ainda, o fato de o deputado estadual Zeca Viana (PDT) ter saído em defesa de Eraí na imprensa, ao invés de o próprio acusado se defender. “Eles devem estar muito preocupados, para o Eraí precisar se esconder atrás do Zeca Viana. Não seria mais coerente o Eraí mesmo falar sobre o assunto?.

Horas após a coletiva, o deputado que é um dos principais apoiadores do candidato a governador Pedro Taques (PDT), propôs uma CPI para investigar os atos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa enquanto o social democrata foi primeiro secretário.
 
“Um cara que cresceu o patrimônio 1.748% em quatro anos também tem que dar satisfação e explicar isso para a sociedade, até porque ele é um homem público”, afirmou.

Ainda conforme assessoria, Riva ainda se colocou à disposição para assinar o pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que Viana afirma que vai propor, para investigar os atos da Mesa Diretora.

“Essa CPI que ele quer fazer, eu assino, mas quero também assinar a CPI da Recuperação Judicial, pois isso virou uma indústria no Brasil e ele tem que explicar isso. Muita gente que faz recuperação judicial criminosa tem que explicar pra sociedade. E se ele sabe de alguma coisa errada da Assembleia e não fez nada, ele prevaricou. Ele tinha que cumprir com o papel dele de investigar e denunciar”, completou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet