Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CPI DA BOM FUTURO

"É uma mentira deslavada", diz Riva sobre retirada da assinatura de Brunetto

Foto: Maurício Barbant/ALMT

O deputado estadual José Riva (PSD) reagiu de forma ríspida à informação de que o deputado estadual Ademir Brunetto (PT) teria retirado sua assinatura em tempo hábil da CPI da Bom Futuro. O social democrata revelou que na última quarta-feira (29), no final da sessão que culminou com o arquivamento das CPIs da Trimec e da Nhambiquara, ouviu da boca do deputado petista que não retiraria sua assinatura.


Leia mais
Bruneto garante que retirou assinatura de CPI da Bom Futuro; AL nega
 
“É uma mentira deslavada. A assinatura do Brunetto deveria valer mais porque ele assinou duas vezes, mas infelizmente, a gente tem que conviver com essas coisas. Ele [Brunetto] conversou comigo pessoalmente, antes de sair do plenário, disse que não ia retirar assinatura e que iria embora. Falei para o Romoaldo [Júnior, presidente em exercício da Assembleia Legislativa], que o deputado do PT não iria retirar, tanto é que datou embaixo da segunda assinatura, para ficar claro que a retirada era em relação a primeira, com a sua letra. Então, pedi a instalação porque tinha oito assinaturas, e se ele tirasse, eu teria oito do mesmo jeito, pois outro deputado iria assinar, só não queria se expor, mas se faltasse, iria assinar. O Brunetto retirou depois que acabou a sessão, quando já havia sido anunciada a publicação”, explicou.
 
Riva afirmou que prefere não entrar em discussão sobre o assunto, mas disse que seria ‘brincadeira de esconde-esconde’ e que não sabe o que levou Brunetto a tomar tal medida, pois sempre teve posições firmes. 
 
Autor do pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Cooperativa Agroindustrial de Mato Grosso (Cooamat), que tem como sócio o produtor Eraí Maggi (PP) e parentes, além de funcionários do grupo Bom Futuro, Riva afirmou que a denúncia possui evidências de fraudes e simulação de negócios.
 
De acordo com o parlamentar, entre 40 e 45 dias são suficientes para concluir a investigação e apresentar relatório à Mesa Diretora.  
Encerra-se hoje o prazo de cinco dias para as bancadas fazerem as indicações dos deputados para integrar a CPI. Caso não haja a escolha, o presidente pode definir os membros na sessão de quarta-feira (5). O único membro já definido é Riva, autor do pedido. Segundo o parlamentar, o PR deve indicar Jota Barreto, a bancada do PMDB-PT deve colocar o nome de Alexandre César.
 
Segundo Riva, a investigação não é propriamente a Eraí Maggi e sim as possíveis atuações ilegais de coorperativas. “Me dirijo ao presidente da Cooamat que divulgou nota à imprensa na semana passada. Quero lembrar que meu pai e meu sogro foram presidentes de cooperativa, é um instrumento sensacional, quando é  feito o cooperativismo, só que não existe o cooperativismo quando reúne meia dúvia de produtor ligado um ao outro para montar uma cooperativa e deixar de pagar isso ou aquilo. Não é a Cooamat, temos um modelo que tem que ser investigado, é o papel da Assembleia Legislativa”, argumentou.
 
O parlamentar reiterou a intenção de não assumir a presidência da comissão e lembrou que as denúncias que chegaram uma semana antes da eleição, revelam suspeitas e evidencias de fraudes e simulações.
 
“Tem outras cooperativas que fazem isso, precisam ser checadas, tem que ser investigado. Recebi na denúncia, suspeitas e evidências de fraudes. A nossa intenção é promover a investigação e entregar o relatório também ao governador eleito Pedro Taques (PDT) e dizer, está acontecendo isso no Estado, se trabalhar, é possível arrecadar mais”.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet