Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

NOVO GOVERNO

Sessão com Riva, recebimento da faixa de Silval e discurso contra corrupção; veja posse de Taques

01 Jan 2015 - 08:22

Da Redação - Lucas Bólico, Viviane Petroli e Arthur Santos da Silva/Da Reportagem Local - Raoni Ricci e Ronaldo Pacheco

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Pedro Taques visitou o Centro de Eventos do Pantanal na véspera da cerimônia de posse

Pedro Taques visitou o Centro de Eventos do Pantanal na véspera da cerimônia de posse

Foi um dia histórico para Mato Grosso. Eleito na esteira de um discurso duro contra a corrupção, Pedro Taques (PDT) foi empossado hoje (01) como novo governador do Estado. Primeiro enfrentou uma sessão na Assembleia Legislativa comandada pelo seu maior adversário, o deputado estadual José Riva (PSD). Depois, já no Centro de Eventos do Pantanal, recebeu a faixa de chefe do Executivo do agora ex-governador Silval Barbosa (PMDB), a quem acusa de ter deixado um rombo de quase R$ 2 bilhões nos cofres públicos.


Leia também:
Dirigentes de partidos aliados negam pressão, mas admitem indicação de nomes para Taques compor governo
 
Acompanhe a seguir a cobertura da posse de Pedro Taques em tempo real:

13h40 - O governador Pedro Taques dançou rasqueado com a esposa, Samira Martins, após a cerimônia:



13h25 - Encerrada a posse, começam as atrações culturais.

13h11 - O chefe do Executivo fez um duro discurso em defesa do combate à corrupção e ao cumprimento das leis. Prometeu não gastar mais do que pode e fazer uma gestão sem irresponsabilidade.
 
No começo de sua fala, Taques disse que Mato Grosso se assemelha a um pai. Corajoso, justo, severo. Também o compara a sua filha. Amoroso, terno, por quem daria a vida. Também o relacionou à sua mãe, lembrando suas idas para outros estados, mas sempre mantendo a raiz aqui. E disse que o Estado é como seu irmão. Para, por fim, cumprimentar todas as mulheres do Estado. “Em nosso governo não permitiremos o sexismo. Vou colocar toda a estrutura do estado para combater a discriminação e a violência contra as mulheres”, alega. “Jamais vou me acovardar diante do desafio”, promete.
 
Ele promete empenhar tudo o que pode contra os crápulas, os “ladrões do dinheiro público e os piratas da coisa pública”. Defende a melhora da vida dos governado. “nada para os boçais e para os preguiçosos”.
 
Ele chamou a sociedade civil para fiscalizar e colaborar com sua gestão. “Ofereço o diálogo a todos e saberei respeitar a todos. Conto com a imprensa livre, libertária. Quero inspirar o patriotismo, o civismo em nossas crianças”. O discurso chegou a ser interrompido por um longo foguetório. Na volta, Taques finalizou pedindo a colaboração de todos. 



12h53 - Pedro Taques começa seu discurso. 

12h52 - Paulo Taques afirma que quer contribuir com muito trabalho. “Nós não temos mais o direito de ter as reações normais que o cidadão tem. Daqui em diante, toda vez que aparecer na televisão um crime, não temos mais o direito de nos indignarmos e mudarmos de canal. Temos que ajudar o secretário de Segurança Pública”, alega. Ele defende uma gestão de transversalidade, com a ajuda mútua de todos os secretários, em um espírito público que precisa ser incorporado inclusive pelos familiares dos agentes públicos.
 
“Nosso maior desafio é o diário e cotidiano do combate à corrupção”, afirmou Paulo Taques. De acordo com ele, uma onda de civismo está tomando conta do país e de Mato Grosso, e quem não se adequar à ela, irá sucumbir. O chefe da Casa Civil também se diz pronto para ouvir críticas sinceras para corrigir os rumos da gestão em detrimento do elogio fácil. 

12h44 - O secretário chefe da Casa Civil, Paulo Taques, inicia agora seu pronunciamento.

12h40 - O governador Pedro Taques chamou ao palco o índio Raoni, que fez um pronunciamento com tradução simultânea, no qual pediu atenção com o meio ambiente.

12h31 - O cerimonial passa agora um vídeo qua já havia sido compartilhado por Pedro Taques nas suas redes sociais. As imagens intercalam discursos do governador com fala de populares.

12h30 - Pedro Taques assinou o termo de posse de todos os secretários.

12h13 - A Orquestra do Estado de Mato Grosso se apresenta.


Foto: Olhar Direto

11h46 - Encerrada a coletiva de imprensa, Pedro Taques dará posse aos seus secretários.

11h33 - Pedro Taques afirmou durante a coletiva de imprensa que os responsáveis por irregularidades obras da Copa serão responsabilizados. “Não é devassa, não é caixa preta. É a lei”.

11h27 - Sobre a indicação de secretários, Taques afirma que não criminaliza a política. Segundo ele, as indicações foram técnicas, mas seus aliados aprovaram os nomes. 

11h25 - Taques relembra que Mato Grosso tem um déficit de R$ 1,7 bilhão, mas afirma que não tece acesso a todos os dados do governo durante o período de transição. Ele afirma que MT está dentro do limite de responsabilidade fiscal, mas muito se gasta com o pagamento da dívida pública de MT.

11h22 - Pedro Taques prometeu um choque de gestão financeira no Estado, com a extinção de DGAs. Defende corte de gastos para o cumprimento das promessas de campanha. “Encontraremos dinheiro cortando gastos, combatendo a corrupção e investindo onde temos de investir”. 

11h19 - Pedro Taques começa seu pronunciamento à imprensa. Ele promete cumprir todos os compromissos assumidos durante a campanha, com um Estado transparente, honesto e igual “Onde não se rouba, não se deixe roubar e prenda aquele que rouba”. Ele anuncia que amanhã assinará alguns decretos para arrumar as contas públicas do Estado. Isso além de mostrar as metas dos primeiros 100 dias que cada secretário terá de cumprir.

11h11 - Logo após a coletiva, Taques dará posse aos seus secretários e Estado.

11h10 - Encerrada a revista, Taques segue para o interior do Centro de Eventos do Pantanal, onde irá conceder entrevista coletiva à imprensa.

11h01 - Inicia a revista à tropa da PM.

10h58 - A assessoria de imprensa do governador Pedro Taques informou por meio de uma rede social que o pedetista ao chegar no Centro de Eventos do Pantanal quebrou o protocolo e conversou um pouco com os aprovados no concurso públco da Polícia Militar, que reivindicavam na porta do local a convocação. "O diálogo será constante neste mandato", informou a assessoria.

10h55 - Já com a faixa de governador no peito, Silval fará a revista à tropa da Polícia Militar.

10h54 - O ex-governador Silval Barbosa deixou o local após entregar a faixa para Pedro Taques.

10h52 - Pedro Taques acaba de receber a faixa de chefe do Executivo das mãos de Silval Barbosa. 

10h50 - O governador Pedro Taques acaba de chegar ao Centro de Eventos do Pantanal. Ele é recebido pelas autoridades que já estavam presentes e irá receber a faixa das mãos de Silval Barbosa.

10h40 - O governador Silval Barbosa (PMDB) fala com a imprensa minutos antes de passar a faixa para Pedro Taques. Ele diz que não conseguiu fazer tudo o que queria, mas garante que sai do governo satisfeito com o que conseguiu realizar.

10h38 - Autoridades já começam a chegar ao Centro de Eventos do Pantanal para a continuidade do ato de posse de Pedro Taques.

10h08 - Além de dar posse ao seus secretários, Pedro Taques irá receber a faixa de governador do atual chefe do Executivo, Silval Barbosa (PMDB).

10h04 - Após execução do Hino do Estado de Mato Grosso, é encerrada a cerimônia de posse do governador Pedro Taques. Ele segue agora para o Centro de Eventos do Pantanal, onde dará posse ao seu secretariado.


Foto: Rogério Florentino Pereira 

10h01 - Pedro Taques inicia seu pronunciamento oficial. Ele diz que política é sinônimo de festa da democracia. E garante que faz política pensando no futuro e não no passado. Após cumprimentar as autoridades e as pessoas presentes, o pedetista afirma que Mato Grosso não se encerrou em 2014 e nem se inicia em 2015. Ele diz que Mato Grosso é feito de sua gente e tem história e futuro.
 
Taques lembra de sua infância, quando viu chegarem tabuleiros de salgados na casa de Frederico Campos. “Naquele dia ele tinha sido escolhido para ser governador”, lembra. “Naquele momento histórico eu pensei em ser governador do Estado de Mato Grosso”, afirma.
 
“Mato Grosso é feito por homens e mulheres que a cada tempo e ao seu modo fizeram para que aqui pudéssemos chegar”, alega. Ele diz que o maior desafio do homem é o equilíbrio entre a racionalidade e a emoção e hoje se divide entre os dois sentimentos. Taques cita uma o Papa Francisco e reafirma seu compromisso com a mudança.
 
Ele cita a história de ocupação de Mato Grosso, lotado por pessoas que vieram buscar o sonho da prosperidade. “Hoje eu formalizo meu compromisso de mudar esta realidade, reconhecendo que muito temos avançado em vários setores, mas como já dissera o poeta, persigo o sonho que não sacia”.
 
Ele defende a harmonia entre os Poderes, mas sem submissão, e cumprimenta a oposição. “Vamos respeitar a independência dos poderes”, promete, para que a população possa ser ouvida. “Este diálogo será um marco em nossa gestão”, alega. “Este mesmo diálogo buscaremos com o governo federal”. Segundo ele, presidentes da república e governadores não foram eleitos para nutrirem rancor.
 
“Temos um plano de governo que foi pensado e trabalhado durante meses”, afirma o governador. “Nosso Estado precisa tratar gente com respeito e dignidade. Não deixaremos nenhum mato-grossense para trás”. Taques defende uma educação transformadora e a busca por novas formas para superar assimetrias do Estado.
 
Ele promete uma gestão de diálogo e democrática. E se diz preparado para as mudanças que vão começar agora. Cita vários municípios e declara que vai governar para todos. “Governarei sobretudo, para os mais pobres e para aqueles que mais precisam”. 

09h39 - Carlos Fávaro começa seu discurso. Ele saúda Pedro Taques, os presentes e o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva. Ele começa lembrando do ano de 2006, quando o agronegócio brasileiro sofreu a maior crise. “Naquele momento decidi que não seria mais um cidadão que fica reclamando do governo”, alega. “Me tornei líder classista e hoje cá estou vice-governador de Mato Grosso”. Ele cita a necessidade de investimento em logística. “O desenvolvimento deve sim ser uma mola propulsora do cidadão”, afirma, mas defende o desenvolvimento social como prioridade. Ele pede ainda o apoio da Assembleia Legislativa para garantir cidadania ao povo mato-grossense. “Faremos de Mato Grosso um estado de transformação”. 


Foto: Rogério Florentino Pereira 

09h34 - Riva relembra as gestões dos governadores passados desde Frederico Campos, que se faz presente na sessão solene. De acordo com ele, todos os gestores deixaram seu legado. Riva diz que apesar de ser opositor a Taques, defende a governabilidade e garante que seu partido não fará oposição intransigente. “Ficarei na torcida para que aconteça apenas o melhor”, garantiu. O líder do PSD afirma que vai tentar ficar o mais distante possível da política. “Sempre estarei na torcida para que Mato Grosso seja melhor para se viver”. Ele agradece aos votos recebidos e lembra das obras realizadas pela Assembleia durante sua passagem, desde a nova sede até a inauguração do teatro.

09h30 - O deputado estadual José Riva diz que hoje Mato Grosso começa um novo ciclo e Pedro Taques terá uma tarefa árdua de transformação do Estado. Ele lembra que está no quinto mandato e acompanhou de perto as transformações pelas quais Mato Grosso passou. 

09h24 - José Riva cumprimenta Pedro Taques e a família do governador empossado. 

09h19 - O deputado estadual José Riva declara empossados governador e vice-governador de Mato Grosso, Pedro Taques e Carlos Fávaro respectivamente.

09h18 - O governador diplomado Pedro Taques faz neste momento, visivelmente emocionado, seu juramento. Ele promete desempenhar com zelo e lealdada as funções de governador de Mato Grosso, observando as Leis e a Consriruição. Carlos Fávaro fez o mesmo ato na sequência.

09h12 - A Banda da Polícia Rodoviária Federal começa a executar o Hino Nacional.

09h11 - Pedro Taques e Carlos Fávaro entram no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso sob aplausos dos presentes.

09h05 - O deputado estadual José Riva dá início à sessão solene convocada para dar posse a Pedro Taques e Carlos Fávaro. Riva preside a sessão co Mauro Savi no posto de primeiro secretário.

08h58 - O deputado estadual José Riva aguardava a chegada de Pedro Taques. Ambos trocaram algumas palavras quando o futuro governador chegou e seguiram para a Presidência da Assembleia Legislativa.


Foto: Rogério Florentino Pereira 

08h57 - O deputado federal Júlio Campos (DEM) afirma que a Pedro Taques ascendeu ao Governo do Estado de maneira rápida, sem construir uma carreira na política e representa o desejo de mudança da população.

08h54 - Pedo Taques acaba de chegar para a cerimônia de sua posse

08h52 - O futuro secretário Valdinei Arruda, da assistência social, lembra seu trabalho no Ministério do Trabalho e diz que seu desafio é adotar todos os princípios apresentados na campanha eleitoral. Ele declara que seu desafio vai ser fazer as pessoas mais pobres ascenderem ao emprego e renda.

08h50 - De acordo com o secretário de Cultura, Leandro Carvalho, ele foi pego de pego de surpresa com o convite. Ele ressalta que não esperava, apesar de acompanhar com muita empolgação a composição do staff. “Pela equipe e histórico do governador resolvi aceitar. É uma demonstração da capacidade de ouvir a sociedade a do Pedro Taques. Tecnicamente o objetivo era enxugar a máquina, mas tão logo abriu-se diálogo e resolveu-se manter a pasta”. 

08h49 - O deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP), eleito deputado federal para o próximo mandato, afirmou que sua responsabilidade por Mato Grosso aumentou ainda mais. Ele diz que espera que Pedro Taques coloque em prática todas as promessas de campanha, apesar das dificuldades que devem ser enfrentadas. “Estou agora como deputado federal, vou assumir em 1º de fevereiro, tenho compromisso com esse estado, aqui tive meus filhos, não dá para pensar no estado sem pensar nas pessoas”, declarou ao vivo pela TV Assembleia.

08h41 - O futuro secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque afirmou que está elaborando um projeto de segurança pública permanente, não apenas para essa gestão. Ele defende a integração das polícias para somar esforços em prol de um objetivo comum. “A sociedade pode ficar tranquila”, afirmou, em entrevista a TVAL.

08h40 - O secretário de Agricultura Familiar Suelme Evangelista declarou ser um desafio gigante olhar para as pessoas que vieram colonizar Mato Grosso. “Hoje, o Estado possui cerca de 51 mil pessoas na agricultura familiar. O governador Pedro Taques dá foco na pequena agricultura. Não temos apenas de olhar para a grande agricultura, mas também para a pequena e dar uma mãozinha”. 

08h30 - O deputado estadual eleito José Carlos do Pátio afirmou que vai ter um mandato legalista e pretende buscar ajudar o governador eleito, Pedro Taques, durante o próximo mandato. Ele defende a aplicação correta dos recursos da Educação e uma fiscalização mais eficiente dos órgãos de controle.


Foto: Rogério Florentino Pereira 

08h35 - Autoridades já começam a chegar para a sessão solene de posse do novo governador. Futuros secretários de Estado, deputados da última e próxima Legislatura já circulam pela AL-MT.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet