Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Saúde pública

Wilson defende convênio e ação noturna e na madrugada para reduzir fila de exames e cirurgias

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Wilson defende convênio e ação noturna e na madrugada para reduzir fila de exames e cirurgias
O candidato a prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) tem uma proposta para diminuir a fila de exames e cirurgias em Cuiabá. Ele defende um convênio entre a Prefeitura de Cuiabá com os grandes hospitais filantrópicos da cidade para realizar atendimentos no período noturno e na madrugada.


Leia também:
“Não é possível que os anos 1950 ainda não chegaram a Cuiabá”, diz Wilson; veja propostas
 
“Então nós vamos conveniar com o Santa Helena, o Hospital de Câncer, o hospital HGU e Hospital Santa Casa. Esses quatro hospitais são hospitais tradicionais consolidados que têm seus corpos clínicos aprovados. Nós vamos aproveitar essa estrutura que já está montada e nos espaços ociosos nós vamos implantar o Corujão da Saúde”, explicou, em entrevista ao Olhar Direto.
 
O tucano defende ainda um modelo mais eficiente no Programa Saúde da Família em Cuiabá e promete implementar um modelo itinerante do serviço, para atender a zona rural. “Só tem PSF na Guia e no Água Sul, no resto não tem, nós vamos fazer o itinerante”, promete.
 
“Além disso nós vamos levar dentista para todos os PSFs, que hoje são 70 e eu pretendo implantar maios 30. Agora o PSF não basta quantidade, nós precisamos atacar uma coisa grave que é a eficiência. A eficiência dos PSFs de Cuiabá está deixando a desejar. Não só vamos expandir em quantidade como temos que dar qualidade ao atendimento nos PSFs, resolutividade, não estamos tendo isso”.
 
Ainda sobre a Saúde, Santos destaca como pilar de sua gestão a o compromisso de concluir as obras em andamento, como o novo Hospital e Pronto-Socorro. “Quero ter uma relação com os profissionais da saúde melhor do que aquela que eu tive na minha gestão anterior, quero melhorar essa relação”, completou.
 
CAB
 
“A CAB não fica comigo. O meu primeiro ato como prefeito é nomear o secretariado, o segundo ato e primeiro ato de governo é romper em definitivo com a CAB. Eu tenho duas alternativas. Uma é uma parceria público-público. Eu estive na Sabesp, conversai com o presidente da Sabesp, com a sua diretoria, com a superintendência de novos negócios. Eu estive na Sabesp um dia inteiro em São Paulo e a Sabesp tem interesse dentro da sua política de novos negócios, em conhecer a Sanecap, a realidade de Cuiabá”.
 
“Então um dos caminhos é uma parceria com a Sabesp, que é a maior empresa da América Latina, capitalizada, com credibilidade, experiência, que tem prêmios mundiais de todos os tipos. Então a Sabesp poderá ser uma parceira da Sanecap ou a segunda opção uma nova licitação nacional para trazer um parceiro da iniciativa privada capitalizado e com credibilidade e a Sabesp também tem interesse em participar de uma licitação onde ela entra com um consórcio. Ela também pode participar da licitação, não ela sozinha, mas ela entra como parceira, faz um consórcio”.
 
“Minha preocupação maior é o esgoto, a água está quase universalizada. Nós temos que dar qualidade à água, quem sabe mais à frente tratá-la com flúor. Eu sonho em até 2020 entrar numa parte da cidade com a fluoretação da água”.
 
Cultura
 
“Vamos resgatar a autonomia da secretaria, vamos fazer uma secretaria autonomia e independente, certo, exclusiva. Vamos fortalecer o Conselho Municipal mantendo a maioria dos conselheiros oriundos da sociedade e a minoria do poder público”.
 
Esporte

“No esporte nós vamos apoiar todas as modalidades do esporte amador. Apoio financeiro, na área da comunicação, ajudando a divulgar os eventos, vamos trazer o “Peladão” de volta, vamos trazer o “Bom de Bola, Bom de Escola” de volta, vamos implantar novas pistas de caminhada, ciclovias, vamos combater de todas as formas o sedentarismo”.
 
Infraestrutura
 
“Vamos implantar de duas a quatro novas avenidas, duas já certeza, podendo chegar a quatro novas avenidas. Duas eu já anunciei, que é a Avenida Parque Gumitá, Avenida Circular Sul e também quero abrir aquela avenida ligando o Doutor Fábio ao Osmar Cabral, num trecho de mais ou menos 6 km. Eu gosto muito dessa ideia de adensar a ocupação da cidade e eu gosto pouco da ideia de ampliar o perímetro urbano. Cuiabá tem 22 mil e 500 hectares de área urbana e tem 8 mil hectares vazias. Então nós precisamos antes de pensar em ampliar o perímetro urbano, precisamos é adensar essa ocupação e isso se faz com a abertura de novas vias, como eu fiz com a Avenida das Torres”.
 
“Também vou bater duro para a retomada do rodoanel. É uma obra que está delegada ao governo estadual, mas vou cobrar muito diariamente a retomada das obras do rodoanel, o governo deve licitar essa obra até o final de novembro e definir com clareza quais são as áreas para expansão habitacional, certo? Com clareza, respeitando as áreas de segurança hídrica. Esse adensamento habitacional tem que ser feito respeitando os limites da natureza”.
 
Transporte público
 
“Vou fazer a licitação nacional, eu mesmo vou entregar esses edital no Brasil inteiro. Quero acabar com essa panelinha. Eu mesmo vou divulgar ao máximo o edital da concorrência para trazer as melhores empresas de transporte público do Brasil para disputar a licitação. Não é só publicar, não. Vou dar divulgação maciça ao edital de licitação para atrair o máximo de concorrentes, certo? Não vou aceitar ônibus aqui velho, meia boca e vou fazer cumprir a idade media aqui de cinco anos e meio. Vou trazer de volta para a Prefeitura o comando do sistema. Quem manda no sistema é a Prefeitura em nome do povo e não a MTU. Quem diz o que tem que ser feito é a prefeitura, não a MTU. A MTU pode opinar, pode sugerir, mas toda a fiscalização eu não abro mão de estar com a Prefeitura. A planilha da tarifa eu não vou abrir não, eu vou arregaçar, transparência total com essa planilha. Não quero um milímetro de dúvida. Não vou deixar subir a tarifa no primeiro ano. Não haverá majoração da tarifa em Cuiabá no primeiro ano. Não haverá reajuste até 31 de dezembro de 2017, então quem vier para a concorrência vem sabendo que o preço é este que está ai e vou estudar a possibilidade de reduzir a tarifa”.
 
Educação

 “A minha meta é 2020 Cuiabá ser a número um no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre as 254 capitais. Quando eu peguei a Prefeitura, Cuiabá era a vigésima e eu deixei em sétima posição. Hoje voltou a cair um pouquinho e eu quero nesses quatro anos fazer um trabalho intenso em parceria com o Sintep, com todos os profissionais da Educação para nós galgarmos a medalha de ouro. Cuiabá receber o melhor Ideb em 2020. É possível? É! Vamos trabalhar nesse caminho com planejamento estratégico, plano municipal de educação, nós vamos levar Cuiabá a esse pódio”.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet