Olhar Direto

Sexta-feira, 07 de agosto de 2020

Notícias / Cidades

Secretário confirma colapso em hospitais, equipamentos, medicamentos e profissionais

Da Redação - Isabela Mercuri

24 Jun 2020 - 09:33

Foto: Gcom-MT

Secretário confirma colapso em hospitais, equipamentos, medicamentos e profissionais
O secretário de Estado de Saúde (SES) Gilberto Figueiredo afirmou que há quatro áreas colapsadas na saúde do Estado: instalações hospitalares, fornecimento de equipamentos, medicamentos e oferta de profissionais.

Leia também:
MT volta a registrar 29 mortes por Covid-19 em 24h e acumula 11.017 casos
 
“O que aconteceu no Brasil aconteceu no mundo, mas logicamente o Brasil é muito populoso e tinha deficiências brutais”, lamentou. “Nós somos dependentes da indústria farmacêutica da China e da Índia, e infelizmente não há no país provimento substancial de profissionais capazes de enfrentar uma pandemia dessa natureza”.
 
Gilberto alertou que muitos profissionais estão sendo infectados, enquanto outros deixaram as unidades por angústia, pavor e medo. “Nenhum desses acadêmicos aprendeu na academia a enfrentar algo desta gravidade, e não há substituição capaz de fazer o provimento com a velocidade que se precisa”.
 
A solução, segundo o secretário, está no isolamento social, para que o vírus deixe de circular e, ainda, o tratamento inicial, já nos primeiros sintomas, na atenção básica. Com este protocolo, segundo Gilberto, os pacientes não chegariam à ocupar os leitos de UTI.

20 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Moacir
    24 Jun 2020 às 12:13

    Governador disse em vídeo na cnn Brasil " é mais barato tratar dos doentes do que da economia. A economia não podia parar." O incompetente não consegue cuidar nem de um e nem do outro.

  • Rogerio
    24 Jun 2020 às 11:57

    O mundo todo parou! Países (grandes potências mundiais) não deram conta pois a demanda é muito grande ( mesmo com todo dinheiro a estrutura não daria conta ) O povo ficou andando pelas ruas e o comércio fechado por 3 meses em Cuiaba, no interior onde a porcentagem de mortes é maior que Cuiaba, tudo continua normal, como por exemplo Primavera do Leste, eu moro aqui na cidade o vírus está espalhando e o pessoal na maior normalidade do mundo inclusive nas academias tudo normal, a responsabilidade maior é da população sem compromisso algum.

  • Servidor
    24 Jun 2020 às 11:37

    INCOMPETÊNCIA DO ESTADO DE MT.

  • Joaquim
    24 Jun 2020 às 11:33

    Cadê o dinheiro que o Governo Federal mandou para o Estado de MT e prefeituras? Dava para construir hospitais.......

  • Tiago
    24 Jun 2020 às 11:31

    Infelizmente esse cara só quer mídia. .. Será candidato. Peço não votar nesses caras...

  • Fabio
    24 Jun 2020 às 11:12

    Isso é uma vergonha, com o milhões que o Governo Federal mandou para o Estado e Municípios e o Secretario vem dizer uma coisa dessa, tem que colocar a PF no lombo desse povo.

  • Sonia
    24 Jun 2020 às 11:11

    Tratamento. Precise é isolamento social !

  • Rodolfo
    24 Jun 2020 às 10:56

    É isso que acontece quando a saúde e deixada de lado, e só lembrada em ano de eleição. porque a primeira palavra que sai da boca de um politico que não faz usa o sistema publico de saúde, e quando adoece vai para grandes hospitais de nome e referência. "vamos cuidar da saúde"... Ai esta o reflexo do descaso. E você eleitor que trocou ou vendeu teu voto, ai está o resultado...

  • Zeca
    24 Jun 2020 às 10:44

    Há tempos já devia ser previsto o colapso e terem resolvido o problema. Mas preferiram o discurso de que o ápice da pandemia seria em abril, depois, maio, depois junho, depois julho, agora setembro e esqueceram do que seria efetivamente necessário no combate ao surto.

  • Urubu do Paiaguás
    24 Jun 2020 às 10:35

    Falou e disse, mas só sabe fazer isso, trabalhar que é bom nada....

Sitevip Internet