Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Esportes

AUXÍLIO FINANCEIRO

Aos 18 anos, nadador destaque de Cuiabá assina contrato de patrocínio com o CHC

Foto: Foto: Divulgação

Aos 18 anos, nadador destaque de Cuiabá assina contrato de patrocínio com o CHC
O atleta Matheus Roberto Dias Hass, de 18 anos, destaque nas provas de natação em Mato Grosso e no Centro-Oeste, assinou um contrato de patrocínio junto ao Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC). Apesar de praticar o esporte há menos de três anos, ele já acumula 28 medalhas em competições realizadas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e agora terá auxílio financeiro para se dedicar ainda mais ao esporte.


Leia mais:
Cuiabano pode representar Mato Grosso na Stock Séries, categoria de acesso à Stock Car

Matheus Hass começou a treinar com 15 anos, idade considerada avançada para quem participa de competições, contudo, tem evoluído de forma rápida. Ele já conquistou 18 medalhas de ouro, seis de prata e quatro de bronze nas competições da CBDA.

O rendimento do atleta motivou o CHC a acreditar no esportista e destinar recursos para a compra de equipamentos, além de propiciar uma bolsa mensal para auxiliar na sua capacitação.

O nadador foi descoberto durante as olimpíadas da escola em que estudava, e foi indicado pela sua professora para participar de uma equipe de natação em uma academia particular. Em apenas uma semana de treino ele, junto com a nova equipe, conquistou a medalha de bronze na competição. Desde então, ele vem se dividindo entre treinamentos, estudos e trabalho.

“No ano passado tive que me afastar um pouco dos treinos porque tive que me dedicar mais ao trabalho. Fiquei um bom tempo parado, mas neste ano voltei a treinar. Agora, como o CHC vai me ajudar, vou poder trabalhar menos e me dedicar muito mais ao esporte. Vai ficar mais fácil de alcançar mais pódios”, explica o desportista que ainda cursa o terceiro ano do ensino médio e trabalha como freelancer. 

O instrutor de natação do Golfinho Azul e treinador, Harvey Brizola, acompanha o atleta desde que ele chegou na academia. Ele relata que sabendo das barreiras financeiras que Matheus enfrenta, decidiu buscar patrocínios. “Ele é talentoso e tem um biotipo que o coloca em vantagem, mas o fator determinante é a força de vontade. E isso é o que faz superar muitas coisas para continuar no esporte”, comenta.

Harvey lembra que conversou com o Dr. Paulo Roberto Bezerra de Mello, do CHC, sobre o atleta e explicou as limitações financeiras que ele enfrentava. O médico, que é apaixonado por natação, prontamente reuniu a diretoria da unidade hospitalar e pleiteou o patrocínio.

“Vimos a rotina de trabalho e de estudo dele, como é sacrificante, por isso, decidimos dar um apoio a essas necessidades. Queremos que os outros vivenciem o que a gente viveu e que ele perceba que tem alguém acreditando nele, assim como acreditaram em nós. É uma questão de transmissão de legado”, explica o Dr. Paulo Bezerra.

Essa é a primeira experiência da unidade com patrocínio e, na avaliação da diretora presidente do CHC, Elê Maria Kuhn, a instituição está abrindo portas para que no futuro esse tipo de atuação seja ampliado. “Esse auxílio vai proporcionar saúde e crescimento para o Matheus através do esporte. E nosso objetivo é ajudá-lo a realizar o seu sonho de atleta. O Matheus está se destacando aqui em Mato Grosso e pode contribuir para que outras pessoas tenham um engajamento maior na vida esportiva, o que consequentemente resulta em mais saúde”, avalia a diretora.

A diretora administrativa e financeira do CHC, Sandra Maria Georgeto, destaca que essa prática deveria ser estimulada em todo o Brasil. “Nós temos tantos talentos no país que, por falta de estímulos, não conseguem se desenvolver. Então, quando evidenciado um talento, é necessário ajudar ele superar as barreiras econômicas que realmente não deixariam ele crescer”, afirma Georgeto.

Resultados e conquistas

Matheus já participou de oito competições nacionais e apenas no Campeonato Brasileiro de Inverno de 2021 - Categoria JR1, não conquistou nenhum lugar no pódio. Mas, no mesmo ano, durante os Jogos da Juventude, promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), se consagrou campeão nas modalidades 50m borboleta, 50m e 100m livre, entre atletas de 15 a 17 anos. Depois, no Campeonato Estadual de Natação em Rondonópolis voltou ao topo do pódio nas modalidades de 50m e 100m livre.

Neste ano, no Festival de Natação, realizado em Cuiabá, ele conquistou mais duas medalhas de ouro, nas modalidades 50m livre e 50m borboleta. Ele voltou ao topo do pódio nas modalidades 50m e 100m livre e ficou com a medalha de prata nos 100m borboleta do Campeonato Estadual de Natação, realizado em Sapezal (a 560 km de Cuiabá). A prova dos 50m livre rendeu a Matheus o seu menor tempo, o recorde de vinte e quatro segundos e quarenta centésimos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet