Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Esportes

EXCELÊNCIA NA BASE

Cuiabá é o primeiro time de Mato Grosso a conquistar o selo de clube formador da CBF

Foto: AssCom Dourado

Equipe Sub-23 do Dourado comemorando o título do Brasileirão Aspirrantes

Equipe Sub-23 do Dourado comemorando o título do Brasileirão Aspirrantes

O Cuiabá recebeu, nesta sexta-feira (4), o selo de clube formador emitido pela Confederação Brasileira de Futebol. A conquista é resultado do trabalho exercido pelo clube nas categorias de base. A emissão do certificado pela CBF será efetivada nos próximos dias. Entre as conquistas recentes da base do Cuiabá estão o título do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2022 e o vice-campeonato da Brasil Soccer Cup Sub-16. A categoria Sub-20 também alcançou o objetivo de disputar a Copa São Paulo da próxima temporada.

 
Leia mais: 
Cuiabá ganha Brasileiro Aspirantes e faz volta olímpica em ‘colheitadeira’ na Arena Pantanal; veja vídeo

O Dourado foi o primeiro time de Mato Grosso a obter o selo, o que lhe consolida, ainda mais, como principal clube formador do estado. Muito em breve, garantiu o clube por meio da assessoria, será referência na formação de jogadores do país.
 
“É um momento marcante para o Cuiabá, internamente tem sido muito comemorado. É um momento especial, mais um passo nesse crescimento que o clube vem tendo ano após ano. Um passo gigante nas nossas categorias de base. Estamos cumprindo os critérios da CBF e isso é motivo de orgulho para todos”, disse Pedro Smania, coordenador das categorias de base.

Com largos investimentos na base e a consequente certificação da CBF, o auriverde passa a desenvolver um centro de excelência na formação de atletas, atendendo todos os requisitos por lei. O Centro de Treinamento da garotada da base, inclusive, já conta com dois campos oficiais e logo terá estrutura completa que servirá de modelo no país.

“Esta chancela que a CBF concedeu ao Cuiabá nos protege juridicamente com tudo que tenha sido investido por parte do clube na base. Isso traz mais credibilidade para o mercado, uma segurança para o clube de que o investimento terá retorno. Isso é excelente para a marca do time e coloca o Cuiabá onde poucos estão e onde ele merece”, completou Smania.
 
Para conquistar o certificado, o Dourado investiu na contratação de médico, assistentes sociais, psicóloga, técnico em enfermagem, contemplou atletas com bolsa-auxílio, além de melhorar a estrutura física para os jovens. Atualmente, oferece as condições técnicas, educacionais e médicas para o desenvolvimento e evolução da base.
 
Conforme explicou o responsável pelo Departamento de Projetos do Dourado, Ronei Schultze, o time oferece aos atletas em formação a segurança e qualidade necessárias. Afirmou, também, que agora poderá firmar contratos de formação com os jovens atletas, bem como registra-los na federação.

Tais contratos preveem multa que garante ao Cuiabá indenização em caso de propostas oferecidas por outros clubes aos jogadores em formação. Por fim, Schultze declarou que agora o time terá preferência na profissionalização e renovação do primeiro contrato profissional.  
 
Entre as conquistas recentes da base do Cuiabá estão o título do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2022 e o vice-campeonato da Brasil Soccer Cup Sub-16. A categoria Sub-20 também alcançou o objetivo de disputar a Copa São Paulo da próxima temporada.
 
Além de garantir mais estrutura para os atletas e comissões técnicas das categorias de base, o Cuiabá terá em breve atletas nascidos em Mato Grosso em campo, reforçando a identificação do clube com o estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet