Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Economia

Previsão de melhora

Crise da pecuária prejudica números das exportações de carne no estado

Por conta da crise sofrida pelo mercado da carne bovina nos últimos meses, a exportação de carnes, de todos os tipos, sofreu uma queda de 20% em valor de janeiro até o fim de setembro, em comparação com o acumulado do mesmo período no ano passado. No entanto, o presidente em exercício da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan, acredita que a partir de agora os dados serão mais positivos, apontando para a recuperação do setor.


A queda em volume da exportação de carnes caiu 1,7% em volume. Isoladamente, a carne bovina caiu 30,8% em valor e 15,5% em volume. Equilibrando o conjunto, as carnes de frango e suína vêm registrando crescimento tanto em valor quanto em volume, como revelam dados divulgados pela Fiemt.

Só a carne de frango cresceu 5,6% em faturamento e 15,2% em volume, tendo passado por uma queda nos preços. O destaque maior vai para a carne suína, que surpreendentemente cresceu 94,9% em volume e 30,5% em valor. A diferença é resultado de uma retração de preços no mercado internacional.

Mato Grosso corresponde a 13,7% do total exportado de carne bovina no país, 3,6% de frango e 5% da carne de porco. O principal mercado importador da carne bovina produzida no Estado é a Rússia, seguida da Venezuela e do Irã.

A Rússia também é responsável pelas maiores compras da carne suína mato-grossense, juntamente com Hong Kong. Já o frango tem um mercado bem mais diversificado, com vários importadores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet