Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Premiê britânico anuncia envio de 500 soldados adicionais ao Afeganistão

O Reino Unido enviará 500 soldados adicionais ao Afeganistão no começo de dezembro, aumentando para 9.500 o número de soldados britânicos no país asiático, afirmou o premiê Gordon Brown nesta segunda-feira.


A confirmação de Brown chega um dia antes do anúncio do presidente americano, Barack Obama, sobre o envio de cerca de 30 mil soldados adicionais ao Afeganistão, como forma de enfrentar o crescimento da insurgência do grupo islâmico radical Taleban.

"Eu posso confirmar que nós chegaremos a um novo nível de força com 9.500 soldados. As tropas adicionais serão enviadas no começo de dezembro para aumentar a presença das tropas britânicas na central Helmand", afirmou Brown, em discurso ao Parlamento.

Em outubro passado, Brown disse estar preparado para enviar tropas extras desde que outros países da coalizão também enviassem mais soldados, além de equipamentos e a garantia de treinamento rápido das forças de segurança afegãs.

Uma pesquisa publicada em 15 de outubro pelo jornal "The Independent" revela que 71% dos britânicos apoia a retirada progressiva do Afeganistão no prazo de um ano.

De acordo com a pesquisa, apenas 22% dos entrevistados discordam da ideia, que centra uma campanha do jornal para colocar fim a um conflito que cada vez causa mais controvérsia no Reino Unido. A enquete, realizada pela empresa ComRes, também revela que 47% acreditam que o risco de terrorismo em solo britânico é aumentado pela presença no país asiático, frente aos 44% que acham o contrário.

O conflito no Afeganistão, no qual, segundo dados do jornal, morreram até 32 mil civis e 235 mil foram deslocados, desponta como um dos assuntos mais polêmicos para Brown, diante das eleições de 2010.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet