Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Cristãos palestinos boicotam Natal ortodoxo

Palestinos cristãos estão boicotando nesta quarta-feira as comemorações do Natal Ortodoxo, na cidade de Belém, em protesto contra a suposta venda de terras a israelenses nos territórios ocupados.


Cerca de 100 manifestantes empunharam cartazes dizendo "A Terra Santa não está à venda" antes do início das festividades da véspera de Natal para os cristãos ortodoxos, na Praça da Manjedoura.

Eles acusam a Igreja Ortodoxa Grega de ter vendido terras na Cisjordânia para organizações israelenses que querem ampliar sua presença nos territórios ocupados.

A liderança da igreja disse que não iria comentar as acusações em uma ocasião tão festiva.

Líder

Segundo o Conselho de Instituições e Organizações Árabes Ortodoxas na Palestina, o atual líder da igreja, Patriarca Theophilos III, vem permitindo que investidores israelenses comprem terras pertencentes à igreja na Cisjordânia e no leste de Jerusalém.

Segundo o correspondente da BBC em Belém, Jon Donnison, Theophilos III precisou de forte escolta policial.

Ele disse ainda que as bandas que normalmente recebem o líder tocando gaitas de fole estavam silenciosas quando ele chegou à Praça da Manjedoura.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, que normalmente também participa das comemorações, está viajando e não deixou claro se está boicotando oficialmente o evento.

Proprietários de terras na Cisjordânia, principalmente no leste de Jerusalém, onde os palestinos querem estabelecer sua futura capital, costumam receber propostas de grandes quantias de dinheiro para vender para organizações que tentam expandir a presença judaica na área.

Os palestinos que vendem as terras correm risco de ser alvo de ataques em represália.

Cerca de 500 mil israelenses vivem na região, em assentamentos considerados ilegais pela lei internacional.

A área foi ocupada em 1967 por Israel, e é reivindicada pelos palestinos para o estabelecimento de seu Estado independente
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet