Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Trote sobre raios cósmicos atingindo a Terra causa pânico em Gana

Rumores com informações falsas de que a Terra seria atingida por "raios cósmicos" que provocariam um terremoto causaram pânico em Gana durante a noite e levaram muita gente a dormir fora de casa.


As informações surgiram na noite de domingo, quando mensagens de texto enviadas por celular, citando a Nasa (agência espacial americana) e a BBC, foram enviadas dizendo que os raios iriam atingir o planeta. A mensagem foi interpretada como indicando a iminência de um terremoto. O vice-ministro da Informação de Gana, Samuel Okudzeto Ablakwa, procurou acalmar a população, dizendo às emissoras locais de rádio de que se tratava de um trote.

O último grande terremoto em Gana ocorreu há 70 anos.

Mas o correspondente da BBC na capital de Gana, Acra, David Amanor, disse que a notícia do forte terremoto que atingiu o Haiti na semana passada impressionou muita gente no país.

Entrevistas

A primeira mensagem de texto a ser divulgada no domingo dizia: "Esta noite, das 12h30 às 3h30, raios cósmicos entrarão na Terra [vindos] de Marte. Desliguem os seus celulares na noite de hoje. NASA BBC NEWS. Por favor, passe para todos os seus amigos."

Às 4h da manhã, Ablakwa telefonou para o correspondente da BBC para verificar se a organização tinha divulgado um alerta de terremoto, pois havia um "pânico nacional". Em seguida, o vice-ministro deu uma série de entrevistas às emissoras locais de rádio para dissipar os rumores. "Não tem um grão de evidência científica nisto --alguém simplesmente passou um trote na nação", afirmou Ablakwa, em entrevista à emissora Joy FM.

Pouco antes das 5h, o programa de rádio BBC Network Africa também informou os seus ouvintes sobre o trote, depois de ter recebido textos de pessoas preocupadas.

Noite em claro

Amanor disse que muitas pessoas em todo o país --tanto em áreas rurais quanto urbanas-- não dormiram. Segundo o correspondente, os seus próprios vizinhos deixaram suas casas às 4h, temendo que o prédio podia desabar. As redes de telefonia ficaram congestionadas porque as pessoas tentaram alertar amigos e parentes, disse Amanor.

Não se sabe se a mensagem foi enviada deliberadamente para assustar as pessoas, se foi uma mensagem inocente ou uma piada entre amigos.

Mas o repórter da BBC disse que as implicações estão sendo levadas a sério e o incidente reabriu um pedido controvertido do Departamento de Segurança Nacional de Gana para que as operadoras de telefonia registrem os nomes e detalhes pessoais de todos os números de celulares no país.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet