Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Erro ou acerto

Erro de DNA pode apontar suspeito no caso Eiko Uemura (Atualizada)

26 Jan 2010 - 10:07

Da Redação - Jardel Arruda/Alline Marques

Foto: Alline Marques-OD

Perita Ana Cristina Romio e coordenadora do laboratório forense, Alessandra Aves

Perita Ana Cristina Romio e coordenadora do laboratório forense, Alessandra Aves

Nove meses depois o caso Eiko está longe de ter uma solução. O exame de DNA realizado com fios de cabelos encontrados no porta-malas do carro do advogado Sebastião Carlos Araújo Prado, ex-amante de Eiko Uemura, visando descobrir se a jovem, assassinada em abril de 2009, foi transportada naquele carro, teve o resultado considerado inconsistente em uma análise prévia, mas por outro lado pode indicar o perfil genético do suspeito.


O que causou estranheza aos peritos mato-grossenses foi o resultado do DNA dos dentes supostamente de Eiko enviados para o laboratório forense da Universidade Federal de Alagoas. A gerente de biologia molecular da Polícia Técnica e perita responsável pelo caso Eiko Uemura, Ana Cristina Romio, explicou que foi constatado que a amostra genética era de um homem.

A única certeza no caso é de que os dentes foram retirados de Eiko durante a exumação do corpo, porém Ana Cristina informou que qualquer contato, mínimo que seja, pode alterar o DNA da amostra. Três dentes foram enviados ao laboratório e dois foram usados no exame, portanto ainda resta um dente que agora será analisado por peritos de Mato Grosso.

Os fios de cabelos analisados até o momento confirmam um DNA masculino, porém não é possível dizer a quem pertencem, pois precisaria de uma comparação genética. Segundo a coordenadora do laboratório forense em Mato Grosso, Alessandra Alves, foram enviadas 13 amostras de fios colhidos por policiais federais na cidade de Rio Branco (AC), onde o carro do advogado foi localizado dias depois do assassinato de Eiko.

Alessandra Alves explicou que nem todos os fios foram analisados, portanto as outras amostras podem pertencer a outras pessoas, inclusive do sexo feminino. Outra constatação é de que, apesar de ambas as amostras (fios e dentes) pertencerem a homens, ambos têm perfis diferentes, portanto não seriam da mesma pessoa.

O motivo desse resultado, aparentemente ilógico, é a contaminação externa dos materiais utilizados no exame. Ana Cristina explicou que não há como falar com exatidão de quem seria o erro, mas muitas são as possibilidades. É possível – caso o contágio das amostras de comparação genética seja anterior à morte de Eiko – que o perfil encontrado seja de um dos participantes do crime. Porém, até uma luva furada ou um erro de digitação são levados em consideração.

A garota, segundo o delegado titular da Delegacia de Homicídios e proteção à Pessoa (DHPP), Márcio Pieroni, foi torturada e brutalmente assassinada antes de ser jogada no Portão do Inferno, no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (60 quilômetros de Cuiabá), no dia 29 de abril do ano passado.

O caso Eiko, desde o início, tem sido marcado por reviravoltas. A princípio o caso foi investigado pelo delegado João Bosco, de Chapada dos Guimarães, e considerado suicídio. Os primeiros laudos, tanto do legista quando dos técnicos, indicavam que Eiko teria pulado do Portão do Inferno. Porém, após a exumação do corpo constatou-se que ela teria sido espancada até a morte e as fraturas na coluna teriam sido causadas por um cabo de vassoura.

Conforme o Olhar Direto apurou, o caso ainda depende do depoimento de uma testemunha-chave, que inclusive teria participado do crime, e estaria “desaparecida” após relatar os fatos ao delegado Márcio Pieroni.

O caso corre em segredo de justiça e muitas especulações surgiram desde a morte de Eiko, que também era investigada na Operação Gafanhoto, deflagrada com objetivo de desarticular uma quadrilha liderada pelo tio dela, Julio Uemura.

Atualizada às 10h59
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet