Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

SANGUE NOVO

Paulo da Saúde assume vaga de João Emanuel e alerta para ‘sucateamento da rede básica’ de Cuiabá

Foto: Ednei Rosa / Câmara de Cuiabá

Paulo da Saúde assume vaga de João Emanuel e alerta para ‘sucateamento da rede básica’ de Cuiabá
Considerado a principal surpresa positiva do grupo de José Riva nas eleições de 2012, o vereador Paulo Araújo (PSD), o ‘Paulo da Saúde’, tomou posse em cerimônia simples, no gabinete da Presidência da Câmara de Cuiabá, em substituição ao ex-vereador João Emanuel Moreira Lima (PSD), cassado em 25 de abril por quebra de decoro parlamentar. “Desejo falar do futuro e não do passado, principalmente na área de saúde. É fundamental que seja melhorada, em caráter de urgência, o formato da atenção básica da saúde”, observou ele, em sua posse.


Paulo Araújo toma possa nesta terça-feira no lugar de João Emanuel
Toninho nega infidelidade e promete provar ao PSD que jogou limpo com 'João Emanuel'

Paulo Araújo citou que, desde o início, foi contrário às Organizações Sociais de Saúde (OSS) contratadas pelo governo de Mato Grosso, em 2011. Ele teme que o problema se repita em nível municipal, o que classifica como “um grave equívoco” a criação da Empresa Cuiabana de Saúde (ECS), em fase de implantação.

“É um volume imenso de recursos públicos do Sistema Único de Saúde destinados à atenção básica e vigilância em saúde que vão migrar para a Empresa Cuiabana. Trata-se de um risco imenso”, pontuou Paulo da Saúde. Ele anunciou o requerimento de audiência pública, para os próximos dias, com a convocação dos secretários de Saúde de Mato Grosso, Jorge Lafetá, e da Capital, Werley Peres, para debater o tema.

Paulo Araújo teme que os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Cuiabá, passem a ser administrados exclusivamente pela Empresa Cuiabana de Saúde. A empresa deve passar a funcionar após a definição do número de funcionários e escolha da diretoria. Esses servidores deverão ser contratados por meio de contratos temporários, válido por dois anos, e de concurso público.

Alguns funcionários, principalmente médicos e paramédicos, também poderão ser contratados com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sem concurso.

Servidor público de carreira, Paulo Araújo está à disposição da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Ele já foi Superintendente da Secretaria de Estado de Saúde e diretor regional da Saúde de Tangará da Serra.

Nesta semana, Paulo da Saúde deve se reunir com o presidente da Exeuctiva Municipal do PSD, Wilson Celso Teixeira Dentinho, para discutir sua atuação, na Câmara Municipal. Nos bastidores, existe a expectativa de que seja galgado à função de líder do PSD e que faça oposição à administração Mauro Mendes.

“Ainda vou me reunir com o partido, nos próximos dias, para discutir isso [forma de atuação]. Mas sempre com o máximo de respeito aos meus eleitores e ao povo cuiabano”, pontuou Araújo.

Quem também assumiu uma cadeira na Câmara de Cuiabá nesta terça-feira foi o vereador Paulo Borges Júnior (PSDB), em substituição à vereadora licenciada Lueci Ramos. Ele foi vereador na legislatura anterior e, atualmente, era consultor jurídico da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

O presidente da Câmara, vereador Júlio César Pinheiro, deu as “boas vindas” para Paulo da Saúde e Paulo Borges, e não quis avaliar a possível perda para imagem do Poder Legislativo, com a cassação de Moreira Lima. “Isso é assunto pretérito. Já passou! Devemos olhar para frente”, resumiu Pinheiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet