Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Operação aprendiz

Gravação mostra João Emanuel negociando licitação da Câmara e citando vereadores: “só artista”

Foto: Reprodução

Gravação mostra João Emanuel negociando licitação da Câmara e citando vereadores: “só artista”
Vídeo obtido pelo Grupo de Atuação no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) revela um diálogo no qual o presidente afastado da Câmara Municipal de Cuiabá, João Emanuel (PSD), negocia com uma empresária uma o pagamento por uma área supostamente grilada. Durante os mais de 26 minutos do vídeo original, Emanuel chega a explicar à interlocutora como poderia direcionar uma licitação da Câmara para beneficiá-la.


O presidente afastado afirma à empresária, dona de uma gráfica, que poderia contratar seus serviços para a campanha eleitoral e também “beneficiá-la” com a vitória em um certame no Legislativo Cuiabano. “Se eu quiser fazer um registro de preço nosso lá, a gente faz, coloca um item ai, uma máquina que vocês só tem, ou enfim cria um... Não, não pode colocar [marca] tem que colocar só inspeção de vinte e quatro horas e tal e vocês, enfim, nós pagamos um trabalho lá pra arrumar”, declara. (Veja aqui)

Na gravação, o parlamentar chega a citar os colegas de plenário, fato que fez com o Gaeco notificasse todos os outros 24 vereadores para prestarem esclarecimentos sobre a suspeita de que eles receberiam propina do esquema. As oitivas com os vereadores serão na sexta-feira (28), em desdobramento da operação Aprendiz. (Veja aqui este trecho divulgado com exclusividade pelo Olhar Direto).

João Emanuel começa a frase: “se eu, só nós fizéssemos o negócio lá e ai que eu to falando de um milhão por exemplo” e é interrompido pelo colega ao lado que diz: “o dinheiro dos outros vereadores que passarem, entendeu?”. O parlamentar completa: “É isso ai, lá é difícil”. Mais adiante, ele continua: “eu sei, mas aqui são vinte e cinco [vereadores]”. E depois finaliza: “Ali é só artista, o mais tranquilo a senhora nem imagina”.

Defesa

João Emanuel (PSD) concedeu entrevista coletiva na manhã de hoje e negou qualquer envolvimento em esquema para beneficiar empresários em processos licitatórios. Também negou ter atuado junto à falsificação de assinaturas em um cartório na cidade de Várzea Grande. Disse ainda desconhecer as declarações da imprensa de que o ligam a um suposto esquema de grilagem.

"É uma ilação. Em nenhum momento somos alvos de investigação. O documento do Gaeco é específico para fazer busca e apreensão de documentos, contratos. Isso é claramente uma demonstração de ações políticas. O processo eleitoral já esta chegando. Já está chegando 2014", declarou.

"O próprio nome da operação, o Aprendiz, diz de uma forma toda vexatória, tentando já qualificar um processo deflagrado pela justiça eleitoral 2014 a qual nós não temos a menor dificuldade em responder", completou, qualificando a operação de “ação política”.

Segundo João Emanuel, a operação foi descabida já que estava na terceira etapa de juntada de dos documentos solicitados pelo MPE. De acordo com ele, todos os demonstrativos de pagamentos, notas e outras documentações já foram apresentadas.

O Esquema

De acordo com as investigações do Gaeco, João Emanuel estaria envolvido em um esquema de “grilagem”. Ele falsificaria documentos públicos de imóveis e os utilizava como garantia para agiotas, a fim de captar recursos para campanha eleitoral de 2014, na qual concorreria ao cargo de deputado estadual.

Os proprietários dos terrenos seriam pagos com ofertas de participação em processos licitatórios fraudados na Câmara Municipal. A gráfica Documento é um dos empreendimentos com participação suspeita em licitações. A empresa venceu o pregão presencial 015/2013 e firmou o contrato 001/2013, o primeiro da atual gestão de João Emanuel. A favor da empresa foram empenhados mais de R$ 1,6 milhão para prestação de serviços gráficos e fornecimento de material de expediente para escritório.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet