Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Encurralado

Militantes do PSB dão xeque mate em Mendes sobre candidatura

Um clima de insegurança e insatisfação “paira” sobre os militantes do PSB e os pré-candidatos a deputados estaduais que dizem estar sendo prejudicados com a indefinição do empresário Mauro Mendes em disputar ou não o governo.


Os socialistas cobram uma resposta e pretendem “pressionar” Mendes, durante o seminário internacional do PSB, que começou ontem e termina neste sábado (13), no Rio de Janeiro, com a participação de lideres da nacional da legenda e palestrantes internacionais.

Esta será a primeira vez que o empresário estará cara a cara com os 40 possíveis pré-candidatos socialistas a uma cadeira na Assembléia Legislativa (AL). “Não podemos deflagrar a campanha sem antes, ter a certeza de que ele vai ser ou não candidato. Essa situação está sendo prejudicial porque estamos estagnados”, declarou Faisal Kalil, jovem advogado de Cuiabá, que pretende se lançar à disputa.

Da mesma opinião compartilham os pretensos de Cotrigaçu, Mario Francelino Vieira, e de Cáceres, Jarbas Carvalho, e de Poconé, Lauro Eubank, que alegam estarem “reféns” da indefinição.

Mendes não participou da abertura do evento na noite desta quinta-feira (11), e os membros do PSB aguardam sua presença hoje pela manhã, para agendar uma reunião com o objetivo de exporem a problemática, oriunda do encontro de Mendes com o governador Blairo Maggi (PR), na semana passada.

Por outro lado, o presidente estadual do PSB, Valtenir Pereira, apesar de estar sendo “encurralado” pelos militantes, está confiante de que o partido vai construir um projeto próprio, e apela com o apoio dos lideres nacionais na tentativa de convencer Mendes.

“ Existe um ambiente positivo com a vinda de Mauro. Mas sei que precisamos definir logo sim. E pretendemos conversar com ele”, frisou o deputado federal.

Evento

Com o objetivo de dar mais empulso e tônica no discurso socialista brasileiro, a Fundação João Mangabeira (FJM) do PSB  decidiu realizar o Seminário Internacional com o tema: As Experiências Socialistas Chinesa e de Governos de Esquerda em Países Capitalistas. A intenção nada mais é promover informações e conhecer como socialismo vem se desenvolvendo em outros países e como poderá ser aplicado nas eleições de 2010.

Os pretensos candidatos a deputado estadual de vários estados participam do evento que contou com a presença do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), grande aposta da legenda para a sucessão do presidente Lula (PT).

Apesar de ser aclamado pelos socialistas como o futuro presidente do país, durante a abertura do encontro na noite desta quinta-feira (11), Ciro preferiu cautela e pediu para que os militantes presentes não desviassem o "foco".

Isso porque, Ciro ainda não decidiu se vai optar pela vaga de presidente ou se vai ceder a "pressão" para disputar o governo paulista. Também estavam presentes no evento o presidente da Fundação João Mangabeira, Carlos Siqueira, e  Roberto Amaral, vice Presidente e Responsável pela Política de Relações.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet