Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

filosofia

Mitos antigos e suas aplicações na vida cotidiana são tema de palestra gratuita neste sábado

Foto: Reprodução

Mitos antigos e suas aplicações na vida cotidiana são tema de palestra gratuita neste sábado
Aprender a compreender os mitos e como eles podem ser paralelos da vida cotidiana é o que os participantes da palestra ‘Como aprender com os mitos?’, que acontece na Escola de Filosofia Nova Acrópole no próximo sábado (27) podem esperar.

Leia mais:
Escola de filosofia instala 'geladeira-biblioteca' com cerca de 300 livros em praça de Cuiabá
'Café com Afeto' promove discussão sobre o pensamento e desmitificação da filosofia

Os mitos guardam símbolos e ideias que foram resguardados durantes anos e até hoje provocam reflexões e geram ensinamentos, e a filosofia busca decodificá-los para dar respostas aos problemas do homem e do mundo.

Aline Nascimento Almeida, professora da instituição Nova Acrópole, explica que todos os mitos famosos, como Ulisses e Penélope, Prometeu, Epimeteu e Pandora, Teseu e o Minotauro e muitos outros podem ser revividos nos dias atuais, se forem extraídos os símbolos e colocado e prática a ‘moral da história’: “Os mitos são como uma tradição que perpassa o tempo, sempre trazendo mensagens atemporais dotados de uma função pedagógica”, afirma.

Ela continua: “Às vezes não nos damos conta de que vivemos os mitos, e que assim como os heróis nós também enfrentamos os dragões do cotidiano (nossos problemas diários), nos aventuramos por caminhos desconhecidos e enfrentamos nossas dificuldades, ora com uma força sobre-humana, ora caindo frente às provas, enfraquecidos por não encontrar uma solução. Sim, os mitos têm muito a nos ensinar, e seus símbolos contêm mensagens para que possamos desvelar”.

Essa discussão continua no próximo sábado (27), na sede da Escola Nova Acrópole, a partir das 19h30em uma palestra gratuita. O tema faz parte da mostra do curso de Filosofia à Maneira Clássica, que tem turmas abertas às quartas, das 19h30 às 21h30.

A próxima palestra acontece no dia 12/03, às 19h30, com o tema “Tempo: Inimigo ou Aliado?’. No dia 19/03 acontece o primeiro ‘Dia da Arte’, com exposição de quadros com temas relacionados ao período renascentista, audição comentada da 9º Sinfonia de Beethoven e palestra: ‘Arte: uma visão filosófica do belo’, a partir das 17h.

A Nova Acrópole Cuiabá está localizada na Rua Mané Garrincha (ou Alta Floresta), nº 82, Bairro: Jardim Alvorada (Atrás do Hospital Universitário Júlio Muller). Mais informações ou inscrições pelos telefones: (65) 2129-9002/9919-1700 ou whatsapp (65) 9993-2221 e no site.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet