Olhar Jurídico

Domingo, 28 de novembro de 2021

Artigos

7 dicas para se colocar ou recolocar no mercado jurídico

7 dicas para se colocar ou recolocar no mercado jurídico
 
A cada dia que passa há um aumento na procura por recolocação no mercado jurídico. Seja por jovens iniciantes, pessoas que ainda não encontraram a sua paixão em um nicho especifico ou até mesmo de pessoas que estavam foram do radar, e agora querem voltar ao nicho
 
Você sente que é alguma dessas 3 pessoas? Se você disse sim, esse artigo é para você. Preparamos 7 dicas bem práticas para quem se encontra buscando uma colocação nesse mercado que passa atualmente por grandes transformações. Leia ele até o final que eu tenho certeza que você vai ter uma outra visão sobre como se relocar e maiores chances de ser contrato ou contratada.

O mercado jurídico cresce em quantidade de profissionais a cada ano, mas ainda é possível se destacar nesse mercado que também se expande em oportunidades. Você que busca se inserir ou se recolocar nesse mercado precisa analisá-lo pensando de forma concreta em sua carreira jurídica e então iniciar ações para alcançar seu objetivo.
 
Dica 01 | Elabore seu Plano de Carreira:
Mas o que vem a ser um plano de carreira? De forma bem simples podemos definir como  um conjunto de caminhos e metas bem definidos que servem como um guia de crescimento profissional. Nele você deve  pensar se há necessidade de fazer um curso de especialização, por exemplo, quais habilidades deverá desenvolver para construção de sua carreira, se abrirá o próprio escritório (se físico ou digital, sozinho ou em sociedade) ou buscará um colocação como advogado empregado em um escritório estabelecido. Lembre-se de estabelecer metas,  com as devidas estratégias de ação e prazos para realização das mesma.  Importante ressaltar que caso a opção seja por empreender no próprio escritório é imprescindível que faça também um Plano de negócios.
 
Dica 02 | Gestão Financeira
Aqui se a escolha foi montar um escritório físico é preciso pensar nos investimentos para tal, compra de móveis, aluguel de imóvel, aquisição de softwares, assinatura de internet, além do investimento em cursos de especializações, extensão, participação em eventos, marketing. Enfim, com as ações definidas no plano de carreira você profissional terá uma previsão de onde precisará investir e assim fazer o devido planejamento financeiro. Toda escolha implica em prós e contras, e obviamente a opção por montar seu negócio jurídico comporta riscos, mas um bom planejamento auxilia muito  para se estabelecer no mercado com maior possibilidade de êxito. Já os que optarem por buscarem uma colocação como empregado em um escritório de terceiro também é necessário fazer um planejamento financeiro para que enquanto esteja nesse momento de carreira busque  se especializar, novas capacitações para se tornar cada vez mais um profissional indispensável no local em que se encontre e até disputado por outros escritórios de renome.
 
Dica 03 | Visão Empreendedora
O advogado  precisa ver a si mesmo como um negócio e mais ainda se estiver se estabelecendo no mercado em seu próprio escritório jurídico. Analisando seu plano de carreira e negócios  estabeleça estratégias inteligentes para oferecer seus serviços e no marketing de conteúdo para  criar autoridade e conquistar clientes.
 
Dica 04 | Networking
É uma estratégia fundamental. Busque em sua rede de contatos pessoas que podem te auxiliar na sua  colocação no mercado, quer como advogado autônomo quer para uma eventual contratação, não tenha vergonha de procurar antigos contatos mas procure formar novos ao longo da sua jornada, participando de associações, cursos,  fóruns, congressos e eventos diversos.
 
Dica 05 | Presença Digital 
Nos dias de hoje existe a necessidade de manutenção das suas redes sociais atualizadas e alinhadas com a estratégia definida no seu plano de carreira e de negócios. Fique atento ao que compartilha nas redes, cuide da imagem que passa aos seus potenciais clientes ou empregadores. E por mais que tenha instagram e facebook procure valorizar o potencial do Linkedin, que  é uma rede voltada para uso profissional que  atualizado contribuirá para que outras pessoas o conheça profissionalmente, sendo importante informar sua área de atuação, sua formação, cursos e especializações.
 
Dica 06 | Educação Continuada 
Se você quer ser um advogado de sucesso compreenda antes de tudo que não é possível atuar em todas as frentes, você precisa direcionar seu foco aquilo em que pode se destacar da melhor forma, para isso precisa  de um bom conhecimento acerca dos próprios valores, habilidades e competências, dos próprios pontos fortes e fracos, além da realidade do mercado jurídico com suas múltiplas áreas de especialização. Nada impede que um profissional já especializado em uma área sinta necessidade de uma nova especialização e busque nova formação e área de atuação, é preciso estar sempre pronto a aprender.
 
 
Dica 06 | Mindset de Sucesso  
 
É preciso sempre estar aberto a novas oportunidades profissionais, como a advocacia preventiva, a sistêmica, a colaborativa. Busque novos hard skills (especializações, técnicas  afetas ao direito) e soft skills (conhecimentos de áreas afins, habilidades que auxiliam na melhora de performance profissional) como negociação, comunicação assertiva, dentre outras.
 
Mas afinal, o que é Advocacia 5.0 de Sucesso
 
A Advocacia 5.0 de Sucesso foi pensada tanto para o advogado que busca se estabelecer no próprio negócio jurídico quanto para aquele que quer se colocar como advogado em uma empresa ou escritório de advocacia já firmado no mercado jurídico, e estamos prontos a auxiliá-lo em seu planejamento de carreira, de seu negócio,  na execução das ações estratégicas para que seu objetivo de ser um advogado de sucesso seja alcançado. Siga-nos no Instagram: @adv5.0desucesso e faça parte do time 5.0 de sucesso!
 
Autoras: Dynair Souza, Advogada, Master Coach,  Mentora de carreira e negócios, Professora e Palestrante, Presidente da Comissão de Gestão Estratégica e Liderança na Advocacia da ABA Mato Grosso, cocriadora do programa Advocacia 5.0 de sucesso e Ana Lúcia Ricarte, Advogada, Gestora de Escritório, Mentora e Palestrante,  Diretora da ABA Mato Grosso, cocriadora do programa Advocacia 5.0 de sucesso.
IG: @adv5.0desucesso | @dynairsouza | @anaricarteadvogada
 
 
 
 
 
 
Sitevip Internet