Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Artigos

Advogadas fazendo história!

E chegamos a mais um 08 de março!! No entanto, diferentemente dos demais, este tem um significado especial. Neste 08 de Março podemos comemorar sim alguns avanços frutos de uma intensa construção no sistema OAB. É o primeiro 08 de março da “Paridade”!

Pela primeira vez na história de 90 (noventa) anos da OAB, advogadas e advogados estão em pé de igualdade na representação do Conselho Federal e das Seccionais. Pela primeira vez na história do Sistema OAB, temos em uma única gestão, cinco advogadas presidindo Seccionais e representando mais de 40% (quarenta por cento) da advocacia nacional.

Sim, precisamos comemorar este 08 de março diferente no âmbito do Sistema OAB. E na condição de uma das cinco Presidentes de Seccionais, sinto-me feliz e ao mesmo tempo encorajada a encorajar ainda mais advogadas a se colocarem à disposição de toda a classe para exercer os espaços de diálogos e gestão.  

Assim é que para este 08 de março, a OAB-MT através de sua comissão da mulher advogada e da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso e as 29 (vinte e nove) Subseções, preparou uma programação extensa que visa reforçar a importância do papel da Advogada na construção de uma sociedade mais igualitária, equânime e que respeite o papel da mulher, onde a mulher quiser desempenhá-lo.

“Advogadas fazendo história” representa e permite planejar o futuro observando e reconhecendo os esforços feitos no passado, na busca incessante de se fazer valer os direitos da mulher e em especial, da mulher advogada!

Advogadas que à frente de seu tempo, desempenharam e ainda desempenham funções de destaque, realizando ações que ultrapassam os limites da advocacia de excelência, buscando sim, o bem social.

E é com base nessas histórias, de luta, de dificuldades, de garra, de competência e acima de tudo de realizações, que a OAB-MT quer comemorar o mês de março deste ano.

Que a representatividade conseguida a duras penas ecoe, reverbere, e que mais e mais mulheres, mais e mais advogadas entendam que não se trata de uma “disputa de gênero”, mas sim de ocupar os espaços criados, com a sensibilidade peculiar da mulher, produzindo e multiplicando em ações e atos, o simbolismo representativo do 8 de março!!

À todas as mulheres parabéns pelo dia de hoje e nas palavras de Clarice Lispector, não se prendam a nada que lhes definam.

Sejam e estejam onde entenderem que devam, sem rótulos, sem definições prévias. Sejam do jeito que são: Mulheres brasileiras, fazendo história!!!

*Gisela Cardoso é presidente da OAB-MT.
Sitevip Internet