Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Artigos

Por que órgãos como o Detran Mato Grosso estão inchados

Concursado (por mérito)- aquele que presta concurso de ampla concorrência. Muitos pagam cursos preparatórios e/ou passam meses estudando, pagam taxa de inscrição e depois exames de aptidão física e mental para assumir o cargo. Pseudo concursado- segundo comentários e fofocas, é aquele que participa de concurso com "cartas marcadas" ou seja, com ajuda de político ou não garante através de fraude em concurso sua vaga e logo, estabilidade no serviço público.

Comissionado- aquele que não é concursado, não tem estabilidade, mas é nomeado por indicação de político para exercer cargo de chefia e assessoramento, faz parte do chamado fisiologismo, num órgão "loteado" pelo seu padrinho político e respectivo partido. Normalmente deve prestar favores para políticos e dizer amém. Muitas vezes são obrigados a fazer falcatruas, ou fazem por vontade própria. Outros conseguem trabalhar normalmente e mostrar competência, por isso não se deve generalizar.

Concursado em cargo comissionado- é aquele que é efetivo mas por indicação política ou capacidade técnica é nomeado para exercer cargo. Quando é por indicação política a maioria trabalha normalmente, porém outros, levando em conta a ética e o caráter individual, resolve se desvirtuar para atender interesses de políticos ou próprios.

Comissionado encostado- é aquele que não tem vergonha na cara e faz de tudo para continuar exercendo cargo em comissão durante até 10 anos, sem concurso público. Mesmo que trabalhe bem não desconfia que está ocupando cargo de alguém que poderia assumir por merecimento, ou seja, através de concurso. Pessoalmente é uma pessoa problemática uma vez que não junta esforços pessoais para sair desta situação.

Comissionado ASPONE- é aquele que faz exatamente o que a sigla diz: Assessor de Porra Nenhuma. É um dos maiores responsáveis pela imagem distorcida que as pessoas tem do funcionalismo público, como lentidão, morosidade, incompetência, ilegalidade, imoralidade etc.

Terceirizados- aqueles que prestam serviços aos órgãos através de empresas privadas, que recebem um bom dinheiro através de licitações, muitas vezes fraudulentas e que movimentam propinas (segundo suspeitas e fofocas). Alguns serviços nessa modalidade realmente são necessário porém, por costume de maus gestores indicados por políticos o governo em vez de lançar mão de concurso público prefere contratar empresas para colocar pessoas sem maior vínculo de responsabilidade para trabalhar no lugar de efetivos, ainda por cima ganhando mais e gastando mais por isso.

E ainda acham que greves são feitas apenas para reivindicar aumento salarial? Conceitos devem ser revistos cada vez mais, certo?!

Hosan L. M. de Arruda é servidor público concursado e atua no Detran em Cuiabá.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet