Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Civil

Transmissão de vírus HIV gera indenização de R$ 41 mil a amante

A 4ª câmara de Direito Civil do TJ/SC manteve condenação a um soropositivo que contaminou a amante com o vírus HIV. O homem terá que pagar R$ 41 mil à ex-parceira por ocultar voluntariamente sua condição de infectado e negar o uso de preservativos nos encontros sexuais.

Segundo o desembargador Luiz Fernando Boller, relator, "mesmo sabendo da sua condição de infectado pelo HIV, com posterior manifestação da AIDS já durante o convívio, o apelante omitiu tal circunstância, relacionando-se sexualmente com a amante sem fazer uso de preservativos, sendo conivente com a possibilidade de transmissão da doença, com isto demonstrando não se importar com a incolumidade física da parceira extramatrimonial".

O magistrado entendeu que a atitude do homem violou a dignidade da mulher. "[Ela] diariamente sofrerá com a manifestação da doença, sendo vítima não só do comportamento discriminatório da sociedade, como também da própria deficiência no sistema imunológico, restando-lhe apenas fazer uso dos denominados coquetéis de medicação, combinação de fármacos que tem efeitos colaterais conhecidamente insuportáveis, isto objetivando amenizar os sintomas, sem aumento conhecido da chance de sobrevida".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet