Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Criminal

conduta irregular

Diretor de cadeia é afastado após atirar em detento e chantagear redução de sentença

Foto: Topnews

Edson Pinheiro da Silva é acusado de enriquecimento ilícito por chantagear o pagamento de trabalhos externos realizados pelos detentos

Edson Pinheiro da Silva é acusado de enriquecimento ilícito por chantagear o pagamento de trabalhos externos realizados pelos detentos

O diretor da cadeia pública de Aripuanã (883 km de Cuiabá), Edson Pinheiro da Silva, foi afastado de suas funções após recurso com pedido de liminar impetrado pelo Ministério Público Estadual (MPE/MT) junto ao Tribunal de Justiça do estado e deferido pela juíza Helena Maria Bezerra Ramos.

Edson Pinheiro é acusado de violar princípios da administração pública, por porte ilegal de arma de fogo, utilização de arma com registro de furto/roubo e suposto enriquecimento ilícito pela cobrança de dinheiro dos reeducandos.

A juíza Helena Ramos relatou em sua decisão que a farta documentação apresentada na ação do Ministério Público evidencia de forma clara a prática de diversas irregularidades pelo agente.

MPE pede afastamento de diretor de Cadeia de Aripuanã por ato de improbidade administrativa


Na ação proposta pela promotora de Justiça Luciana Fernandes de Freitas consta que entre os atos ilícitos praticados pelo diretor realizou disparo de arma de fogo que atingiu a perna de um reeducando durante o recolhimento dele após trabalho externo. Após investigação, foi comprovado que havia um registro de roubo/furto da arma utilizada por Edson.

Conforme informou a assessoria do MP, as investigações da ação ainda constataram que o diretor utilizava da única viatura disponível na cadeia pública para realizar viagens pessoais e causava problemas de locomoção aos detentos que precisavam realizar trabalhos externos, além de receber de forma ilícita os valores recebidos por alguns deles e em troca emitia atestados de remissão de pena e bom comportamento carcerário.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet