Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Após exumação e audiência, juiz confirma que Elize Matsunaga vai a júri popular

O juiz Adilson Paukoski Simoni, da 5.ª Vara do Júri da Capital, decidiu nessa quinta-feira (15) enviar Elize Matsunaga a júri popular, pela morte do marido, Marcos Kitano Matsunaga, e por ocultação de cadáver. De acordo com o magistrado, há indícios de que Elize teria agido por motivo torpe.

Segundo o texto, Elize matou e esquartejou o marido para vingar-se de uma traição - evitando, assim, que uma amante lhe causasse prejuízos sociais e materiais. Além disso, o homicídio, em maio de 2012, teria o objetivo de ficar com o valor do seguro de vida e a administração dos bens do casal. Marcos Matsunaga era diretor executivo da Yoki.

A defesa de Elize sempre brigou por uma menor pena possível para a ré confessa. Uma das estratégias foi o pedido de exumação do corpo do executivo . O objetivo era constatar o exato momento da morte do empresário. O primeiro laudo pericial, produzido no ano passado, atesta que Marcos ainda estava vivo quando foi decapitado. Para a defesa, empresário morreu por disparo de arma de fogo e só depois foi esquartejado.

A defensora Roselle Adriane Soglio argumenta que o novo laudo mostrará que Elize "fala a verdade ao dizer que Marcos morreu pelo disparo da arma de fogo". Consequentemente, o resultado poderia derrubar pelo menos uma das qualificadoras da acusação de homicídio (uso de meio cruel).

Audiência

A decisão sai como resultado da fase de instrução do processo, que contou com o interrogatório de Elize e de testemunhas de defesa e acusação. No entando, ainda não foi marcada uma data para o julgamento. Quando interrogada, em janeiro deste ano, a ré confessa respondeu às perguntas do magistrado e chorou muito .

Leia mais notícias sobre o caso:

Em interrogatório, Elize Matsunaga só responde as perguntas de juiz e chora
Relembre: Mulher confessa ter matado e esquartejado executivo da Yoki
'Tudo indica ser crime passional’, diz delegado que investiga esquartejamento
Investigação pode ter fato novo, diz advogado da família de empresário
Veja fotos do enterro do executivo em São Paulo

Nathália Vila Real Lima, que seria a amante da vítima, também foi ouvida durante os trabalhos. Seu depoimento foi marcado pela exposição de uma foto sua em um site de acompanhantes. A imagem gerou divergência entre os advogados . O advogado que representa Nathalia sustenta que ela é modelo, e não prostituta.

A foto foi exibida pela defesa de Elize, que buscava mostrar que a amante é uma garota de programa. O site onde a foto de Nathalia está exibida é o mesmo onde Marcos conheceu Elize. À polícia, Nathalia chegou a dizer que era acompanhante de executivos e que conheceu Marcos na internet. Ela mudou a declaração depois afirmando que tinha um romance com o executivo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet