Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

“advogadozinho bicha”

Presidente do TRE/MT e advogados serão colocados frente a frente na OAB

Foto: Reprodução

Presidente do TRE/MT e advogados serão colocados frente a frente na OAB
A Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB/MT) enviou ofício à Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) na última sexta-feira (16) solicitando a gravação completa da sessão realizada no último dia 11 de julho, para analisar fatos denunciados pelo advogado Wellington Cardoso Ribeiro, que atua na cidade de Brasnorte (627 km de Cuiabá), que alega ter sido chamado de “advogadozinho bicha” pelo presidente daquela Corte.

Na tarde desta segunda-feira (19) todos os advogados que estavam participando do julgamento em questão devem se reunir na sede da OAB, juntamente com o presidente do TRE/MT, o desembargador Juvenal Pereira da Silva. Ao Olhar Jurídico o presidente da Seccional, Maurício Aude, ponderou que a Ordem vai assegurar que os Direitos dos advogados sejam resguardados.

“Em todo processo democrático deve prevalecer a urbanidade entre juízes, advogados, promotores. Por isso solicitamos a gravação, para averiguar tudo que aconteceu. Também pedimos que o desembargador informe sobre qual advogado estava se referindo. O desembargador me telefonou nesta manhã e garantiu que irá se reunir conosco e prestar esclarecimentos. Afinal, conforme a Constituição Federal e o Estatuto da Advocacia não há hierarquia entre os operadores do Direito e o respeito é o mínimo que se deve esperar nessa relação”, pontuou.

Leia mais
Advogado vai processar presidente do TRE/MT após ser chamado de “bicha” em sessão
Presidente do TRE/MT admite fala em sessão, mas nega ter ofendido advogado

O advogado Wellington Cardoso Ribeiro informou ao site que pretende mover uma ação por danos morais contra o presidente TRE/MT, desembargador Juvenal Pereira da Silva, por entender que o magistrado que o ofendeu publicamente durante uma sessão daquela Corte realizada no último dia 11 de julho.

O sistema de gravação do plenário captou o presidente proferindo as seguintes palavras. “Fala pro Breno já ir colocando os ofícios, encaminhando, convocando, porque esse pessoal virou o sarna com esse ‘advogadozinho bicha’ aí".

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), em entrevista ma manhã desta segunda-feira (19), admitiu ao Olhar Jurídico que a gravação em que aparece dizendo “fala pro Breno já ir colocando os ofícios, encaminhando, convocando, porque esse pessoal virou o sarna com esse ‘advogadozinho bicha’ aí", é dele, mas garantiu que não se referia ao advogado Wellington Cardoso Ribeiro.

O desembargador explicou que fez um comentário, em “tom de brincadeira”, sobre alguns amigos que se comunicam em um grupo pelo serviço de mensagens instantâneas “WhatsApp”. “O comentário não foi sobre o advogado em questão. Foi um comentário sobre um advogado que é amigo e que possui um grupo no WhatsApp. Eu estava de olho no celular, pois esperava uma mensagem de sobre uma operação da minha mãe e toda hora era incomodado com o alerta de mensagem”, explicou.

Ouça a agravação
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet