Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

“CELERIDADE JÁ”

Mutirão movimenta mais de 2,6 mil processos em Chapada dos Guimarães

20 Set 2013 - 15:40

Especial para o Olhar Jurídico - Walmir Santana

Foto: Reprodução

Mutirão movimenta mais de 2,6 mil processos em Chapada dos Guimarães
A primeira semana do primeiro mutirão processual do “Celeridade Já”, realizado entre os dias 9 e 13 de setembro na Segunda Vara da Comarca de Chapada dos Guimarães (67km de Cuiabá), trouxe resultados positivos para a unidade judiciária.

Um total de 2.336 andamentos processuais foram registrados no sistema Apolo durante os cinco dias da campanha, que deverá se repetir nessa vara no próximo mês por mais 10 dias.

Leia mais
Comarcas recebem “celeridade já” nesta semana

Para o coordenador da Secretaria da Corregedoria-Geral da Justiça, Lusanil Egues da Cruz, essa primeira semana da campanha em Chapada teve resultado positivo. “Em uma semana o mutirão movimentou grande quantidade de processos que estavam paralisados”, salienta.

Ao todo, foram expedidos 1.536 documentos, como ofícios (461), certidões (108), cartas de citação (126), certidões de envio de matéria para imprensa (98), mandados de citação (73), mandados de intimação (43), entre muitos outros. Também foram arquivados 137 processos e expedidas 122 certidões referentes a decurso de prazo, trânsito em julgado e demais atos.

“No período do mutirão foram priorizados aqueles processos que aguardavam a expedição de documentos”, explica a servidora Luciana Castrillon da Fonseca Salema, uma das profissionais designadas para trabalhar em Chapada.

De acordo com Luciana, na segunda etapa do mutirão será possível registrar um número ainda maior de arquivamento em face dos cumprimentos já realizados.

Atualmente o mutirão processual “Celeridade Já”, desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT), está sendo realizado na Quarta Vara Cível da Comarca de Tangará da Serra (239 km a médio-norte de Cuiabá) e na Vara Única da Comarca de Nova Monte Verde (968km a norte da Capital). Iniciado no dia 16, a iniciativa prossegue até o dia 27 de setembro. “Vamos movimentar a máquina do Judiciário com a entrega da prestação jurisdicional”, enfatiza Lusanil Cruz.

As próximas varas a receber o “Celeridade Já” são a Segunda Vara da Comarca de Juara (23 a 27 de setembro) e a Vara Única da Comarca de Guarantã do Norte (23 de setembro a 4 de outubro).

Leia outras notícias no Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet