Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Civil

SEM DIPLOMA

MPF-MT apura recusa de registro profissional por conselho

Foto: Reprodução

MPF-MT apura recusa de registro profissional por conselho
O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso instaurou inquérito civil público para apurar supostas irregularidades em relação à negativa de concessão de registro profissional por parte do conselho regional de enfermagem (Coren-MT) a graduados que não têm o diploma de conclusão de curso no momento do pedido de inscrição junto à autarquia federal no estado.

Na portaria referente à abertura de inquérito, o procurador da República Lucas Horta de Almeida considerou a existência de casos em que há demora na expedição do diploma por conta, exclusivamente, de burocracia administrativa de instituições de ensino superior.

MPF pede ao STJ para investigar crimes supostamente cometidos por Silval e secretários

O procurador determinou encaminhamento de ofício ao conselho pedindo informações sobre o procedimento adotado para os graduados efetuarem o registro profissional. Solicitou a lista de documentos obrigatórios.

O conselho também deve explicar se é possível realizar o registro apenas com certificado de conclusão de curso referendado pelo Ministério da Educação em casos em que os graduados apenas colaram grau e ainda não têm o diploma porque as respectivas universidades não emitiram o documento a tempo. 

O procurador questionou ainda se é legal a negativa de registro sem a apresentação do diploma. Se não for legal, ele perguntou se o conselho regional tem ciência de que a subseção do órgão em Sinop (500 km de Cuiabá) não efetua o registro e nem emite certidão negativa do registro para que os graduados busquem seu direito. Ele também determinou encaminhamento de ofício à subseção solicitando informações. O inquérito foi instaurado no último dia 6.


Leia outras notícias no Olhar Jurídico


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet