Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Juiz implanta benfeitorias em presídio de sorriso

A fim de melhorar as condições humanas do Centro de Ressocialização de Sorriso, o juiz da Vara de Execução Penal, Tiago Nogueira de Abreu, está investindo na estrutura física e na segurança do prédio. O local está passando por reforma e pintura nas celas, revisão da parte elétrica e ainda recebendo a instalação de 26 câmeras de segurança que farão o monitoramente dos arredores.

Estão sendo investidos cerca de R$ 40 mil, angariados a partir das verbas de transações penais. Para a pintura das celas estão sendo utilizadas mão de obra dos próprios presos, que foram selecionados pelo diretor da unidade prisional. No local são abrigados quase 300 reeducandos.

A decisão de investir no centro de ressocialização foi tomada pelo conselho da comunidade local, composta pelo juiz e mais sete membros da sociedade. A boa prática já havia sido implantada em Peixoto de Azevedo, quando o próprio juiz Abreu jurisdicionou a Vara de Execução Penal naquela comarca. Ele lembra que na oportunidade foram implantadas apenas 11 câmeras tendo em vista o fato da cadeia pública de Peixoto ser menor. Um dos resultados mais comemorados na cidade foi o fim das fugas.

“A responsabilidade da administração da cadeia pública é do Poder Executivo, mas sabendo que o Estado não tem como manter em perfeito funcionamento, o Poder Judiciário se organiza para melhorar as condições humanas dos reeducandos. No local as celas estavam bem sujas, o que tornava o ambiente desumano. Também não havia nenhuma câmera de monitoramento e as instalações dessas máquinas vai contribuir positivamente para aumentar a segurança”.

Ainda segundo o magistrado, a ideia é continuar investindo na compra de equipamentos que melhorem o ambiente e continuem ampliando a segurança do local.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet