Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Juiz auxiliar avalia projeto de reinserção social do sistema penitenciário de MT

O juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, verificou in loco a Primeira Expochance, exposição que reuniu a produção de egressos do sistema penitenciário do Estado. A feira foi realizada na última sexta-feira (20) na antiga Marcenaria da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), no Bairro Planalto, e organizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Fundação Nova Chance (Funac). “Acreditamos e defendemos projetos como este. Não basta organizarmos o retorno deles ao mercado de trabalho. Devemos orientá-los nessa inclusão”, ponderou o magistrado.

Solange Cristina tem sua microempresa há quase dois anos. Ela viaja para São Paulo e compra enxovais completos e os revende. “Crio minha filha e me sustento muito bem. Estou até comprando um carro, me sinto completamente reinserida e bem no mercado de trabalho. O que me faltava era oportunidade”. Ela ficou presa na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May por quase três anos.

“Ela é um exemplo do que podemos fazer. Todos que estão aqui têm um histórico de vida difícil e que agora começa a mudar de forma positiva. Quando conseguimos auxiliá-los ao retorno ou inclusão no mercado de trabalho, os resultados são excelentes”, disse a presidente da Fundação Nova Chance, Neide Aparecida Mendonça.

Além de confecção, foram expostos trabalhos artesanais de serralheria, marcenaria, vassouras confeccionadas com garrafas pet e produtos feitos com crina animal. O empresário Carlos Garcete é responsável por quase 700 recuperandos nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. “É uma mão de obra barata para o empresário. Uma grande oportunidade aos egressos e um excelente resultado à sociedade. O índice de reincidência deles é zero”, enfatizou o empresário.

O secretário Luiz Antônio Pôssas de Carvalho destacou a importância das parcerias para bons resultados. “As capacitações ofertadas no Sistema Penitenciário de Mato Grosso e parcerias como as desenvolvidas com a Justiça, que nos apontam saídas e trabalham em prol da efetividade de projetos como estes aqui desenvolvidos, nos alavancam em busca de resultados positivos”, concluiu o secretário, que ainda citou que a renda proveniente dos trabalhos ampara as famílias dos egressos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet