Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Constitucional

constituição cidadã

“Foi aula de história”, diz conselheiro da OAB sobre celebração dos 25 anos da Constituição de 88

Foto: Reprodução / Isto é

Ulysses Guimarães e o gesto ergue o texto constitucional de 1988

Ulysses Guimarães e o gesto ergue o texto constitucional de 1988

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) celebrou nesta terça-feira (1.10) os 25 danos da promulgação da Constituição de 1988. O ato realizado na sede da OAB em Brasília reuniu autoridades do meio político e jurídico para ouvir relatos e discursos de alguns dos personagens que protagonizaram de um dos momentos mais importantes da história do país que tem em Ulysses Guimarães seu maior ícone.

Participaram do ato nomes como Bernardo Cabral, então relator da proposta de constituinte, o senador e ex-presidente da república José Sarney, o vice-presidente da república Michel Temer, além dos ministros de Minas e Energia Edison Lobão, da Justiça José Eduardo Cardozo, o vice-presidente da Câmara André Vargas, entre outros.

Leia mais:
Ministro Gilmar Mendes critica Constituição de 1988: “uma série de dificuldades e armadilhas”
Advogado e conselheiro da OAB/MT é condenado por torturar menino de 7 anos

Para o conselheiro José Guilhen, um dos três representantes da seccional mato-grossense da OAB, a Ordem teve papel determinante nas últimas décadas. Segundo ele, todos os discursos feitos enalteceram o papel da OAB de baluarte em defesa da democracia.

“A OAB foi fundamental neste período, pois lutou para restabelecer a democracia. 1988 marca um período de fim do autoritarismo e das perseguições políticas”, afirmou.

Pare ele, a Constituição de 1988 é considerada como um marco na redemocratização do país após 20 anos de ditadura militar.

“Todos sabemos as dificuldades que a sociedade enfrentou para ter uma constituição cidadã. A constituição representa esta mudança. Foi uma aula de história”, frisou.

Márcio Dorileu e Cláudio Estábile, demais conselheiros da OAB-MT, também participaram do ato, juntamente com o conselheiro afastado Francisco Esgaib. O deputado Nilson Leitão (PSDB), líder da Minoria na Câmara, marcou presença.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet