Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Constitucional

QUESTÃO FUNDIÁRIA

OAB manifesta posição contrária à PEC 215 e apoia abertura de vagas para deputado indígena

Foto: Reprodução

Índios reunidos em seccional da OAB

Índios reunidos em seccional da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é contrária à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 215/2000) que transfere do Executivo para o Legislativo a prerrogativa de homologar as terras indígenas demarcadas pela FUNAI.

A manifestação ocorreu esta semana durante evento promovido em Brasília pelo Laboratório de Estudos e Pesquisa em Movimentos Indígenas, Políticas Indigenistas e Indigenismo (Laepi), com apoio da Universidade de Brasilia (UnB).

Leia mais:
Indígenas permanecem acampados em frente ao Congresso e pressionam por demarcações
Deputado diz que índios são usados como massa de manobra de grupos econômicos internacionais

O evento reuniu acadêmicos e lideranças indígenas, ocorrendo breve exposição do deputado federal Padre Ton (PT-RO), presidente da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas, sobre a tramitação de propostas legislativas que afetam o direito dos povos indígenas à terra.

Representante da OAB, Antônio Oneildo disse, dirigindo-se às lideranças de diversas etnias presentes, que a entidade os apoia, e que está pronta a “fazer um contraponto no confronto dessas matérias”, referindo-se à PEC 215 e outras propostas em tramitação no Congresso Nacional.

A bancada indigenista vai protocolar na próxima terça-feira uma proposta de emenda constitucional que propõe reserva de vagas para deputados indígenas.

“A cabeça do parlamento brasileiro é a de quem tem grana, a representação que vale é do dinheiro”, afirmou Aldo Arantes, membro da Comissão de Reforma Política da OAB. A OAB criou recentemente uma Comissão Especial de Direitos Indígenas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet