Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

questão indígena

Supremo julga nesta quarta-feira embargos de declaração do caso Raposa Serra do Sol

Foto: Reprodução

Supremo decide marco legal das demarcações

Supremo decide marco legal das demarcações

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quarta-feira (23.10) os embargos de declaração sobre as 19 condicionantes (condições) estabelecidas para a demarcação da região Raposa Serra do Sol, localizada em Roraima. 
A Suprema Corte determinou que as condicionantes passassem a valer para as novas demarcações de áreas indígenas do país. Porém, a FUNAI e a Procuradoria-Geral da República (PGR) impugnaram temporariamente a decisão através de embargos.

De acordo com informações da Frente Parlamentar da Agropecuária, a Advocacia Geral da União (AGU) chegou a editar a portaria 303 estendendo as condicionantes às demais demarcações, também sem sucesso, após suspensão por pressões de ONG’s e entidades que dizem representar os interesses indígenas.

Leia mais:
MPF quer que Justiça obrigue Funai a concluir estudo para revisão da Terra Indígena Enawenê-Nawê
OAB manifesta posição contrária à PEC 215 e apoia abertura de vagas para deputado indígena

Nesta quarta-feira, o ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso no STF, deverá manifestar publicamente seu voto.
Diante das condicionantes, foram apresentados vários embargos de declaração (recursos que questionam decisões do Supremo). Esses recursos serão analisados pelo STF com uma nova composição, cinco ministros diferentes: Luiz Fux no lugar de Menezes Direito, Rosa Weber no lugar de Ellen Grace, Teori Zavascki no lugar de Cezar Peluso e Luís Roberto Barroso no lugar de Ayres Britto.

O ministro Dias Toffoli, que entrou no lugar de Menezes Direito, era o advogado-geral da União na época do julgamento da demarcação e deve se declarar impedido de julgar os recursos.

A reserva Raposa Serra do Sol tornou-se parâmetro ao que acontece nas áreas demarcadas pela FUNAI. A Constituição Federal estabeleceu como marco temporal a data de sua promulgação (05 de outubro de 1988) para que fossem consideradas terras indígenas as tradicionalmente ocupadas até então.

O Executivo teria até 1993 para homologá-las. De lá para cá, segundo dados da FUNAI, a soma de terras indígenas homologadas e regularizadas cresceu 588%.

A área da Raposa Serra do Sol é uma das maiores reservas indígenas do país, com 1.743.089 hectares e 1000 quilômetros de perímetro. Há quatro anos foram retirados dessa região 340 famílias de produtores rurais, principalmente arrozeiros que ali estavam por 200 anos para que 20 mil índios passassem a viver na região. Os arrozeiros ocupavam 1% da reserva apenas e empregavam muitos índios, oferecendo-lhes condições dignas de vida por conta da infraestrutura.

Atualmente, segundo dados do dados do PNAD/2011, IBGE, FUNAI 2013, dos 783.629 índios, 466.255 vivem em áreas urbanas e 317.374 em áreas rurais. São 346/ha por índio e 70/ha por família assentada pelo governo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet