Olhar Jurídico

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Geral

Apolo Eletrônico será implantado em Itaúba

A Corregedoria-Geral da Justiça dará início na semana que vem (2 a 6 de dezembro) à implantação do sistema Apolo Eletrônico na Comarca de Itaúba (600km a norte de Cuiabá). Essa será a quinta unidade judiciária de Mato Grosso a contar com a ferramenta, que permite que todo o trâmite processual, desde a petição até a sentença, seja feito de maneira 100% on line. O Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), vinculado à CGJ-MT, é o setor responsável pelo trabalho de implantação do sistema e capacitação de seus usuários.



O programa é composto pelos sistemas Peticionamento Eletrônico, Apolo Comarca e Gabinete Eletrônico, e corresponde a uma versão aprimorada do Sistema Apolo, já em uso em todas as 79 comarcas do Estado para a gestão processual da Primeira Instância. A expectativa da CGJ-MT é que a ferramenta esteja implantada em 10 comarcas do interior do Estado até abril de 2014.

Desenvolvido e gerenciado pelo Dapi, a ferramenta traz uma série de vantagens para os seus usuários. Dentre elas destacam-se a acessibilidade a qualquer hora via internet, a racionalização dos procedimentos processuais nas varas e gabinetes, a economia de papel e de recursos humanos, a maior celeridade no trâmite dos processos, e, para os usuários externos, a possibilidade de dar início ou movimentar o feito sem a necessidade de se deslocar ao Fórum. Sua utilização resulta em uma Justiça mais célere, fundamental para a entrega de uma prestação jurisdicional de qualidade à população.

O Apolo Eletrônico já está em pleno funcionamento nas comarcas de Poconé, onde foi instalado em 14 de agosto, Dom Aquino, cujo processo de instalação foi concluído no dia 25 de outubro, Nortelândia, onde chegou no início deste mês, e Santo Antônio do Leverger, cuja instalação será concluída esta semana.

Treinamentos

Na segunda-feira (2 de dezembro) multiplicadores do Judiciário lotados no Dapi e CTI oferecerão treinamento sobre o Portal Eletrônico do Advogado (PEA) aos advogados, das 8h às 12h.

À tarde, das 14h às 17h, será a vez dos membros do Ministério Público, Defensoria e suas assessorias (PEA e Apolo Eletrônico).

Na terça-feira (dia 3), o treinamento sobre o Apolo Eletrônico será voltado aos distribuidores e prosseguirá o dia todo (8h às 12h e 14h às 17h).

Na quarta-feira (dia 4), a capacitação será destinada aos servidores lotados na Secretaria, das 8h às 12h (teoria) e das 14h às 18h (prática).

Já na quinta-feira (dia 5), o treinamento será realizado nos períodos matutino e vespertino e será voltada aos servidores do gabinete (teoria e prática).

No dia 6, último dia de capacitação, os multiplicadores vão acompanhar na prática o andamento dos trabalhos por parte dos servidores do gabinete, secretaria e distribuidores.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet