Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Administrativo

JUÍZA X ADVOGADOS

CNJ adia julgamento de pedido de revisão disciplinar da OAB contra TJ-MT

Foto: Reprodução

CNJ adia julgamento de pedido de revisão disciplinar da OAB contra TJ-MT
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) adiou nesta terça-feira (17) julgamento de pedido de revisão disciplinar formulado pela seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mato Grosso para questionar decisão proferida pelo Tribunal de Justiça (TJ-MT) que, em setembro de 2012, arquivou representação contra a juíza Leilamar Aparecida Rodrigues.

Um grupo de advogados atuantes em Guarantã do Norte (745 km de Cuiabá) apontou, na representação, irregularidades supostamente cometidas pela magistrada. Segundo eles, a magistrada, que atuava naquela comarca, deu preferência a processos que envolviam outro grupo de advogados, que teria recebido então tratamento diferenciado.

A corregedoria-geral de Justiça de Mato Grosso  concluiu não ter havido “desvio de conduta” ou “favorecimento ilegal” na condução das ações ou em sentenças assinadas por Leilamar, atualmente lotada em Cáceres (214 km da capital mato-grossense).

O TJ-MT não chegou a abrir processo administrativo disciplinar. De acordo com a corregedoria, levantamento apontou que não houve favorecimento de outro grupo de advogados na tramitação de processos e nas decisões.

CNJ diz que custeio de viagens e estada como prêmio afronta legislação

Ainda conforme a corregedoria, a insatisfação do grupo de advogados que fez a denúncia foi gerada especialmente por questões administrativas (por exemplo: número excessivo de processos e falta de servidores) que estavam dificultando o andamento das ações.

De acordo com o advogado José Fábio Dias Marques Junior, que defende a juíza, a própria OAB-MT concluiu que não houve irregularidades e arquivou procedimento instaurado pela entidade para apurar o caso. Ainda assim, a OAB-MT apresentou pedido de revisão disciplinar, em tramitação sob sigilo no conselho nacional desde junho deste ano. O CNJ realizou hoje a última sessão em 2013.


Leia outras notícias no Olhar Jurídico

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet