Olhar Jurídico

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Eleitoral

TRE participa de reunião para discutir propostas de Metas/CNJ para os anos de 2015 e 2016

O Presidente do Gabinete Gestor de Metas do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Lídio Modesto, participa, nos dias 23 e 24/09, em Brasília, da II Reunião Preparatória para o VII Encontro Nacional do Poder Judiciário. Durante o evento, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), representantes das Justiças Comum, Federal, do Trabalho e Eleitoral, discutirão propostas de Metas/CNJ para os anos de 2015 e 2016

Durante a reunião, os representantes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Justiças Comum, Federal, do Trabalho e Eleitoral, se reúnem separadamente, para definir propostas de metas a serem implementadas pelo CNJ para os anos de 2015 e 2016. Não participam do encontro, representantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e Conselhos Superiores.

Todas as propostas idealizadas na reunião serão apresentadas no VII Encontro Nacional do Poder Nacional do Poder Judiciário, que será realizada nos dias 10 e 11 de novembro do corrente ano. Na ocasião, os presidentes dos Tribunais irão votar as propostas, que se aprovadas, se transformarão em Metas/CNJ.

Também durante a reunião, o CNJ faz uma explanação das metas de 2014 e como está seu cumprimento por cada segmento do Poder Judiciário, além de contextualizar as metas de 2013 que já foram finalizadas. Também são apresentados os dados do relatório do Justiça em Números, referente ao ano de 2013.

O Justiça em Números é a principal base de dados do Poder Judiciário, pois permite trazer o perfil e o funcionamento dos tribunais, com seus indicadores de orçamento, recursos humanos, litigiosidade, congestionamento, produtividade, entre outros. Esses dados são fornecidos ao CNJ pelos próprios Tribunais, por meio do preenchimento, online, dos formulários do Justiça em Números.

“Essa reunião é de extrema importância, pois é o momento em que o CNJ explana a todos os segmentos do Poder Judiciário a atual situação das metas, que nos são cobradas ao longo do ano. O CNJ mostra um mapeamento da realidade de cada Tribunal, o que faz com que todos continuem se empenhando no cumprimento das metas”, frisou Lídio Modesto.

O técnico judiciário do TRE, André Emídio que também participa da reunião destaca a importância de cada segmento discutir, separadamente, propostas de metas que irão condizer com suas realidades. “Atualmente o CNJ convoca a participação de todos na elaboração das propostas das metas, que desta forma, irão atender a realidade de cada segmento da Justiça”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet