Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Motta analisa se Eletronuclear também pode ser investigada pela CPI da Petrobras

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), pediu a sua assessoria para avaliar se a comissão pode investigar também a Eletronuclear, novo alvo da Operação Lava-Jato da Polícia Federal.

A Polícia Federal prendeu nessa terça-feira (28) o presidente licenciado da empresa, almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, e o presidente da Andrade Gutierrez Energia, Flávio David Barra, por suspeita de corrupção em contratos para a construção da usina nuclear Angra 3.“Estou com a equipe estudando, já que o nosso campo de investigação são apenas em casos inerentes à Petrobras. Temos de saber se podemos adentrar em outra área ou não”, disse Motta.

Ele lembrou que houve questionamento pelo PT no início dos trabalhos da CPI para ampliar as investigações para antes de 2005 e, assim, incluir o governo Fernando Henrique Cardoso, mas o pedido foi negado.

Investigações
De acordo com o requerimento de sua criação, a CPI investiga a prática de atos ilícitos e irregularidades no âmbito da Petrobras entre os anos de 2005 e 2015, relacionados a:
- superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias no Brasil;
- constituição de empresas subsidiárias e sociedades de propósito específico pela Petrobras com o fim de praticar atos ilícitos;
- superfaturamento e gestão temerária na construção e afretamento de navios de transporte, navios-plataforma e navios-sonda; e
- irregularidades na operação da companhia Sete Brasil e na venda de ativos da Petrobras na África.

Cronograma
Motta falou sobre as oitivas da próxima semana na comissão. No dia 5 de agosto, às 14 horas, serão ouvidos dois executivos asiáticos que estão à frente de empresas mencionadas como fontes de pagamento de propina na Petrobras, a Samsung e a Mitsui.

Depois de ouvir os empresários, a CPI da Petrobras vai fazer uma acareação entre o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, no dia 6 de agosto, às 9h30.

Almoço
Hugo Motta almoçou nesta quarta-feira (29) com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, mas, segundo Cunha, a CPI não foi tema da conversa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet