Olhar Jurídico

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Criminal

Encontro marcado

Blogueiro que xingou Janaina Riva em vídeo machista ficará frente a frente com deputada em audiência de conciliação

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Blogueiro que xingou Janaina Riva em vídeo machista ficará frente a frente com deputada em audiência de conciliação
O blogueiro Robson Otto Aguiar, protagonista de polêmico vídeo atacando verbalmente a deputada Janaina Riva (PSD), terá audiência de conciliação com a parlamentar no próximo dia 28. Além disso, na mesma época do vídeo, seu nome foi associado, pelo site ‘noticias.r7.com’, a grupos que incitavam estupros, pedofilia e ideais nazistas. Por conta disso, em caráter liminar, o veículo foi condenado a retirar todos os trechos de matérias que citaram seu nome no período.

Leia também:
Blogueiro investigado por "ensinar a estuprar" xinga Janaina Riva em vídeo machista; deputada denuncia
Blogueiro presta depoimento sobre página com incitação ao estupro e quer processar Janaína Riva

O caso, ocorrido no fim de julho deste ano, ganhou repercussão nacional após o R7 atribuir a Robson a autoria do extinto blog “Tio Astolfo”, conhecido por incitar diversos atos de violência. No mesmo período, a deputada Janaina Riva emitiu uma nota à imprensa repudiando o conteúdo do vídeo publicado por Robson, devido ao forte teor machista e explícitas demonstrações de ódio, no qual a ofende com expressões impublicáveis.

Na audiência de conciliação agendada para o próximo dia 28, eles devem se encontrar pessoalmente. Porém, perguntado a respeito, ele diz não se arrepender do que disse. “Posso ter exagerado em alguns pontos, mas eu sou assim, é só assistir outros vídeos. Eu dei uma opinião política”, argumentou.

Na época, a parlamentar afirmou “tratar-se de uma pessoa que não tem o menor respeito pelo que é diverso. É Intolerância nua e crua, sem maquilagem e sem o mínimo pudor”. E, por conta do vídeo, o processou por injúria e difamação, além de danos morais.

E, no que diz respeito a ação movida contra o R7, a juíza Anglizey Solivan de Oliveira decidiu que o site retire todos os trechos de publicações, no prazo de 48 horas, em que foram associados o nome do blogueiro, sob pena de multa diária de R$ 500,00 no caso de descumprimento. A magistrada argumentou que a liberdade de imprensa deve ser diretamente proporcional à veracidade dos fatos divulgados. Porém, negou o pedido de direito de resposta. A decisão foi divulgada na quinta-feira (17).

Na época em que o caso ganhou notoriedade, Janaína Riva se manifestou por meio de nota enviada à imprensa. Confira abaixo:

A propósito da notícia veiculada pelo portal R7, a qual expõe visceralmente o discurso de ódio do blogueiro Robson "Otto" Aguiar, a Deputada JANAÍNA RIVA vem a público se manifestar nos seguintes termos:

1. O citado "blogueiro" não é novidadeiro na prática de atos nefastos desta natureza. Eu mesma fui virulentamente atacada por meio de um vídeo publicado no sítio "youtube.com", no qual Robson "Otto" Aguiar ataca multiplamente a minha imagem, de forma covarde, odiosa e contundentemente ilegal.

2. Para piorar, o portal R7 torna público o inconcebível e inacreditável vídeo que exala apologia a crimes contra a liberdade sexual, a menoridade feminina e de raça, em nítido desafio aos órgãos de repressão ao crime e em manifesto ataque aos mais comezinhos direitos da pessoa humana.

3. Infelizmente, trata-se de uma pessoa que não tem o menor respeito pelo que é diverso. É a intolerância nua e crua, sem maquilagens e sem o mínimo pudor.

4. Denunciarei ambas as atitudes odiosas aos órgãos policiais e, na qualidade de parlamentar e membro da Comissão de Direitos Humanos, tomarei enérgicas providências para a reparação das múltiplas e variadas vítimas do ódio do citado "blogueiro".

5. A liberdade de expressão não alberga, em hipótese alguma, discursos odiosos, preconceituosos e racistas dessa natureza, daí a razão da indignação desta parlamentar que incansavelmente lutará pelo direito das mulheres, da comunidade LGBT e demais minorias virtualmente vítimas de atos dessa natureza.

Janaina Riva

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet