Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

Juizado Volante Ambiental participa de evento no Dia da Árvore

A distribuição de duas mil mudas de árvores frutíferas e nativas da Capital foi uma das ações do Juizado Volante Ambiental (Juvam) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso no 4º Educa Mais, realizado em prol do Dia da Árvore, comemorado neste dia 21 de setembro. O evento ocorreu na Praça Santos Dumont e contou com a participação de 3 mil alunos de 80 escolas municipais de Cuiabá, que receberam prêmios e fizeram apresentações culturais.

Titular do Juvam, o juiz José Zuquim deu bom exemplo de cuidado com o meio ambiente e plantou uma muda de aricá, árvore nativa. A mesma iniciativa foi tomada pelo secretario municipal de Educação, Silvio Fidelis, que plantou uma aroeira. Conforme o magistrado, essa é uma forma de mostrar a importância da árvore, que embeleza, dá sombra e melhora o dia a dia, especialmente em uma cidade tão calorosa como Cuiabá.

Lembra que o aricá é uma árvore bonita, que dá flores lindas. “Eventos como este realizado no Dia da Árvore vêm para despertar nas crianças a importância e vontade de preservar o lugar em que vive. É um trabalho de conscientização, com resultado lento, porém muito gratificante, porque o resultado é bastante positivo. Estamos convidando a sociedade a abraçar essa causa”.

Para o secretário, este é um momento de chamar a comunidade estudantil para uma causa tão nobre. Comenta que além do plantio de árvore, a SME teve o cuidado em abordar a reciclagem como forma de respeito à natureza. “A participação do Juvam é muito importante neste momento”.

Este é o quarto ano consecutivo que o Educa Mais é realizado e contou com uma gincana de coleta de plástico entre as 80 escolas participantes. Todos os envolvidos no evento são alunos do projeto Educa Mais, desenvolvido em unidades educacionais como forma de ampliar a permanência dos estudantes nas escolas, por meio de atividades extra-curriculares.

“É uma oportunidade de eles mostrarem o que aprendem também. É preciso ressaltar que essas atividades garantem a formação do cidadão”, comentou Fidelis, referindo-se às apresentações de dança, canto e diversas manifestações culturais, lideradas pelos alunos. Fanfarra, siriri, cururu, dança indígena, balé, entre outros ritmos foram encenados no palco montado para receber os estudantes.

O colégio vencedor da gincana também foi anunciado na ocasião. O primeiro lugar foi para a Escola Maximiliano Arcanjo da Cruz, onde os alunos juntaram 166 quilos de embalagens plásticas. A Escola Orlando Nigro e a Escola Hélio de Souza Vieira foram classificadas em segundo e terceiro lugar, com arrecadação de 87 quilos e 60 quilos, respectivamente. As premiadas receberam kits com materiais esportivos a serem usados nas atividades extra-classe.

Aluno do quinto ano da Escola Maximiliano Arcanjo da Cruz, Weslley Gonçalves da Silva, 12, foi responsável pela coleta de 50 quilos de plástico, tornando-se o estudante que mais arrecadou material reciclável. O menino conta que não joga lixo no chão e tem a certeza que contribuiu muito para o meio ambiente recolhendo as embalagens que achava pelas ruas e na casa de amigos. O estudante também levou uma muda de árvore para casa e afirmou que plantaria no quintal.

Também levaram mudas para casa os estudantes Celso Douglas, 9, Nathalia Yasmim Silva, 11, e Jeanine Vitória da Silva, 8. O menino escolheu uma árvore de tamarindo porque gosta da fruta, já Nathalia não tinha um pé de goiabeira na sua residência. Mas agora terá. Ela conta que escolheu esta árvore porque gosta da fruta e garantiu que seria responsável pelo plantio e cuidados com a muda. Jeanine garantiu mais uma muda de acerola. Revela que em casa tem uma árvore da mesma fruta plantada por ela.

Juvam – Além da distribuição de mudas, o Juvam entregou panfletos com informações do Programa Rearborizando Cuiabá e auxiliou com a entrega de prêmios aos estudantes. Ao chegar ao evento cada estudante recebeu um número para concorrer ao sorteio. Por meio da Corregedoria de Justiça, o Juvam contribuiu com algumas premiações.

Realizou ainda o sorteio de brinquedos educativos entre as escolas. Do setor de Supervisão dos Juizados Especiais, a servidora Luciana Castrilon da Fonseca comenta que as unidades foram contempladas com sorteio da Ecoferrovia, um brinquedo educativo que orienta os passos da reciclagem de papel e a possibilidade de criar novos objetos a partir de materiais que seriam jogados na natureza.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, por meio da SME, com apoio do Juvam.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet