Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Criminal

SEGUNDA CÂMARA

Desembargadores julgam habeas corpus e Silval, Nadaf e Cursi podem sair juntos da cadeia

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Desembargadores julgam habeas corpus e Silval, Nadaf e Cursi podem sair juntos da cadeia
A continuação do julgamento do Habeas Corpus pedindo a liberdade do ex-governador Silval da Cunha Barbosa ocorrerá na próxima quarta-feira (4), na Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Após voto pela denegação da ordem, estabelecido pelo desembargador Alberto Ferreira de Souza, relator do recurso, Pedro Sakamoto dará continuidade, após pedido de vista. Os ex-secretários Pedro Nadaf e Marcel de Cursi, também possuem procedimentos em pauta do mesmo dia.

Leia mais:
Relator vota por manter Nadaf preso e Perri pede vistas de Habeas Corpus


No dia 28 de Outubro, Alberto Ferreira também votou pela manutenção de Nadaf no anexo ao Centro de Custodia de Cuiabá. Orlando Perri, em substituição a Pedro Sakamoto, pediu vista. Marcel de Curso ainda não viu seu HC ser julgado.

Nos três casos as prisões foram decretadas durante a Operação Sodoma, por determinação da juíza Selma Rosane de Arruda, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, em decorrência de denúncia formulada pelo Ministério Público em esquema de lavagem de dinheiro e corrupção por meio da concessão de incentivos fiscais.

Como advogados de defesa de Silval, atuam Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, maior criminalista do Brasil, e os juristas Franscisco Faiad, Ulisses Rabaneda dos Santos e Valber da Silva Melo.

Sodoma


A operação acontece no âmbito de inquérito policial que investiga uma organização criminosa composta por agentes públicos que ocuparam cargos do alto escalão do Governo do Estado nos anos de 2013 e 2014. Todo procedimento foi realizada em conjunto pela Delegacia de Combate à Corrupção, Ministério Público Estadual, Secretaria de Fazenda de Mato Grosso e Procuradoria Geral do Estado, com apoio do Sistema de Inteligência do Estado.

A Procuradoria Geral de Justiça emitiu pareceres pela manutenção das prisões Silval, Nadaf e Cursi. Em instâncias superiores, O Superior Tribunal de Justiça (STJ) indeferiu liminar a Silval Barbosa e Pedro Nadaf. O Supremo Tribunal Federal também negou, monocraticamente, liberdade ao ex-governador.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet