Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Criminal

fraude de R$ 2,2 mi

Riva é ouvido sobre desvios de recursos da AL em 'esquema' com factoring de Arcanjo

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Riva é ouvido sobre desvios de recursos da AL em 'esquema' com factoring de Arcanjo
O ex-deputado José Geraldo Riva será ouvido na tarde de hoje, 12, perante a 7ª Vara Criminal, em processo que responde por apropriação de verbas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) empregando para essa finalidade uma factoring pertencente ao bicheiro João Arcanjo Ribeiro resultando em desvios de R$ 2,2 milhões. Preso no Centro de Custódia de Cuiabá, Riva foi intimado quanto à oitiva no dia 15 de outubro.

Leia Mais:
Não era eu que tinha ligação com o Arcanjo, Mato Grosso tinha”, alega Riva antes de audiência

Riva foi denunciado pela emissão de pagamentos com cheques para empresas inexistentes ou irregulares. Segundo o MP, o esquema foi articulado por meio da factoring de João Arcanjo Ribeiro e o escândalo veio à tona a partir da operação Arca de Noé, deflagrada em 2002 pela Polícia Federal.

A denúncia em questão se refere a suposto desvio de verbas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) mediante a utilização de operação financeira para escamotear a verdadeira origem do dinheiro e seu destino. O órgão era comandado por Riva a época, 2003.

De acordo com decisão judicial, em 19/10/2010, “José Geraldo Riva sabia de antemão que estava contribuindo decisivamente, ao assinar os cheques, posteriormente trocados na Confiança Factoring, para o desvio de recursos do erário, colaborando, locupletando-se ou pelo menos aderindo aos crimes em tese de peculato perpetrados, bem como havendo indicativos de ele sabia do modus operandi da potencial lavagem de dinheiro”.

Histórico

O ex-deputado estadual foi preso em outubro durante a segunda fase da Operação Metástase, do Gaeco, que apura desvio de dinheiro dos cofres da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) por meio da extinta verba de suprimentos. Ele encontra-se encarcerado no Centro de Custódia de Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet