Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

Casildo elogia Código Florestal e pede mais incentivos ao agronegócio

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) comemorou em Plenário, nesta terça-feira (25), o entendimento que permitirá a aprovação, pelo Senado Federal, da MP 571/2012, que cria o novo Código Florestal. O senador afirmou que o texto final a ser votado em Plenário permite avanços no campo agrícola, setor importante para o crescimento econômico do país, mas de forma aliada à preservação ambiental.

- O texto já aprovado na Câmara é resultado de um longo esforço, costurado habilmente pelo senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), com a essencial ajuda do senador Jorge Viana (PT-AC). E como é natural nos regimes democráticos mais maduros, não temos ali um consenso absoluto, mas a concretização do entendimento, sem vencido nem vencedores, mas com vitoria para a sociedade – afirmou.

Maldaner disse que ambientalistas e ruralistas não estão em campos opostos, uma vez que qualquer agricultor sabe que o sucesso da sua produção depende diretamente do manejo sustentável dos recursos naturais que dispõe.

Ele reforçou a importância da agricultura para a economia do país: o setor hoje é responsável por 37% das exportações, movimentando cerca de US$ 95 bilhões em 2011. Além disso, lembrou, o mundo precisa ampliar sua oferta agrícola em 20% para combater a fome e, ao Brasil, coube a missão de ampliar sua própria oferta em 40%.

Neste contexto, argumentou o senador, a aprovação do novo Código Florestal representa um passo importante para o desenvolvimento do país, mas não encerra sua carência.

- É preciso agregar valor à nossa exportação, mudando nosso produto exportado de meras commodities para produtos preparados e industrializados. É preciso também investir na diversificação da atividade, em capacitação permanente do agricultor e em infraestrutura que assegurem a competitividade da nossa produção. Um exemplo seria a criação de rede ferroviária, que ajudaria a transportar os grãos à avicultura e ela aos portos – enumerou o senador.

Em aparte, a senadora Ana Amélia (PP-RS) concordou que vários “nós” da discussão do Código Florestal foram desatados pelos senadores, deixando a contento o resultado final. Ela também apoiou a manifestação de Maldaner de que é preciso investir em infraestrutura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet