Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

WHATSAPP

Oi entra com HC que pode derrubar bloqueio do WhatsApp ainda hoje; advogado considera medida "abusiva"

17 Dez 2015 - 10:05

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira / Arthur Santos da Silva

Foto: Ilustração

Oi entra com HC que pode derrubar bloqueio do WhatsApp ainda hoje; advogado considera medida
A “Oi”, operadora de telecomunicações, entrou, na noite desta quarta-feira (16) com um pedido de Habeas Corpus preventivo no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) para tentar reverter a decisão judicial que determinou, na mesma noite, a suspensão dos serviços do aplicativo de celular WhatsApp no Brasil, durante 48 horas a partir da meia noite desta quinta-feira (17). O advogado da Oi, Rodrigo Mudrovitsch, conversou com o Olhar Jurídico a respeito do pedido que poderá vir ainda hoje. Ele considerou a medida "abusiva".

Leia mais:
Justiça determina bloqueio de Whatsapp por 48 horas

Em entrevista ao Olhar Jurídico, Mudrovitsch disse  que um HC foi impetrado no Tribunal de Justiça de São Paulo para que seja autorizado à Oi o descumprimento dessa medida judicial, considerada, do ponto de vista do advogado como “abusiva”, pois afeta pessoas comuns. A Oi foi a única operadora a contestar a decisão. O Jurista afirmou que o caso está sob segredo de justiça e que não é possível divulgar maiores informações sobre o assunto.  O caso corre na 11ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, sob relatoria do magistrado Xavier de Souza. A ação está conclusa e aguarda decisão. 

O pedido

A ação foi aberta pelo presidente da Oi, Bayard de Paoli Gontijo, alegando que a medida é "ilegal", por isso não deveria cumprí-la, uma vez que o “Marco Civil da Internet” não permite que um provedor de serviços de telecomunicação se responsabilize por atos de terceiros.
 
O corpo jurídico da Oi argumenta ainda que a ordem é “desproporcional”, pois optou pela medida mais grave possível, que atinge não envolvidos em questões jurídicas envolvendo o grupo WhatsApp, a população. Para o presidente da Oi, a medida também afeta usuários da operadora e que haveria outros meios de fazer cumprir uma ordem judicial.

A determinação foi enviada a todas as operadoras telefônicas atuantes no Brasil que deverão acatá-la, sob pena de crime de desobediência.

A decisão

A decisão que pegou de surpresa todos os usuários do aplicativo no Brasil foi tomada pela 1ª Vara Criminal da Comarca de São Bernardo do Campo, em São Paulo. A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público Paulista que, em uma investigação criminal, solicitou informações de usuários do Facebook. O grupo se negou a cumprir a ordem e foi censurado baseado nos artigos 2º e 21 da Lei 12.850/2013.

Uma apuração feita pela revista eletrônica Consultor Jurídico apontou que bloqueio temporário do WhatsApp ocorreu devido a uma processo jurídico sigiloso de um homem preso em 2013 sob a acusação de latrocínio, tráfico de drogas e associação ao Primeiro Comando da Capital (PCC). O réu teria efetuado conversas pelo aplicativo e a Justiça exigia o acesso, que foi negado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet