Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

O Poder Judiciário na Escola chega a estudantes em MT

No meio dessa semana, a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) dará prosseguimento ao Projeto – O Poder Judiciário na Escola. A intenção da ação é levar conhecimento sobre a estrutura judiciária e promover a interação entre os magistrados palestrantes e os estudantes.

Na quarta-feira (10/10), haverá palestras nas escolas Jesus Crianças e Silvia Freire. Na quinta-feira (11/10), estão programadas atividades centros de ensino Maria Dimpina e São Sebastião.

A programação do Poder Judiciário na Escola funciona com a seguinte dinâmica: cada escola é visitada duas vezes, com temas alternados. Assim, a primeira palestra é ‘A Organização Judiciária e seus Membros’, com sub-temas que englobam os Três Poderes, A Justiça e a Polícia, Os Caminhos da Justiça e O Promotor de Justiça. O segundo é ‘Conhecendo Alguns dos Nossos Direitos e Deveres’, com os seguintes sub-temas: Nossos Direitos, Cidadania, A Solidariedade é a Solução, Cidadão Brasileiro, Política é Coisa Boa e Conhecendo Meus Direitos.

Nos quatro estabelecimentos municipais de Cuiabá o Projeto atenderá um total de 284 alunos. A etapa dessa semana compreenderá a visita dos juízes Hildebrando Costa Marques, José Antônio Bezerra Júnior, Valdeci Siqueira, Elinaldo Veloso Gomes, Lídio Modesto da Silva Filho, Marcos Faleiros da Silva, Jeverson Quinteiro, Márcio Aparecido Guedes, Paulo Márcio Soares de Carvalho e Selma Rosane Santos Arruda.

Na primeira semana de outubro, as atividades começaram na terça-feira (02/10) nas escolas Silva Freire, do Bairro Itapajé, e Jesus Criança, do Parque Nova Esperança. Na sexta-feira (05/10), as palestras foram realizadas nas instituições de ensino de São Sebastião e Maria Dimpina, de Coxipó, com palestras proferidas pelos magistrados Yale Sabo Mendes, Maria Rosi de Meira Borba, Adriana Sant’Anna Coningham e Edleuza Zorgetti.

Projeto – O Poder Judiciário na Escola é desenvolvido desde 2011 pela Corregedoria e atende à meta 4/2011 do Conselho Nacional de Justiça CNJ), que se tornou contínua e determina a implantação nas escolas ou em qualquer espaço público de pelo menos um programa de esclarecimento sobre funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet