Olhar Jurídico

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Geral

Vara da Cidadania é instalada no município de Colniza

Foi instalada nesta terça-feira (30/10) em Colniza (1.006 km ao norte de Cuiabá) a mais nova unidade da Vara da Cidadania, fruto de um projeto de inclusão digital e social desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso em parceria com a Prefeitura do município e o Senai-MT.

A inauguração da unidade marca o início de uma nova fase do projeto, que passa a oferecer também capacitação técnica por meio de cursos ministrados pelo Senai-MT. O objetivo é oferecer à população local melhores condições de inserção no mercado de trabalho.

A parceria com o Senai-MT, entidade reconhecida nacionalmente pela importância na profissionalização, aliás, é significativa, devido à abrangência que a entidade possui no Estado. Tanto assim que a perspectiva do TRT/MT é ampliar a parceria, de forma a contemplar também outros municípios.

Para a instalação da Vara, o Tribunal de Mato Grosso contribuiu com mobiliário e equipamentos de informática, além do acompanhamento na instalação e manutenção do projeto; a Prefeitura, por sua vez, ofereceu o espaço físico, acesso à internet, manutenção e segurança dos equipamentos; e o Senai cedeu professores e material didático.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente do TRT/MT, desembargador Tarcísio Valente, da prefeita do município, Nelci Capitani, do representante do regional do Senai-MT, André Santos, da juíza Karina Rigato, além de servidores do TRT, outras autoridades e a população local. A solenidade também contou com a apresentação do grupo de capoeira Senzala.

A participação da juíza titular da Vara do Trabalho de Colniza, Karina Rigato, contribuiu não apenas para a implantação do projeto no município, como também possibilitou que a mudança na concepção de inclusão digital fosse incorporada pela Coordenação das Varas da Cidadania para outras cidades mato-grossenses.

Varas da Cidadania - Existentes há sete anos, as varas da cidadania estão presentes em municípios do Estado onde há varas do trabalho, sendo resultado de um convênio firmado em 2005 entre o TRT/MT e o Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto é desenvolvido no contexto das ações de responsabilidade social do Tribunal de Mato Grosso.

Ao todo, as diversas unidades das varas da cidadania já atenderam mais de 300 mil pessoas, entre jovens, adultos e idosos, sendo que as ações realizadas pelo programa alcançaram até mesmo comunidades indígenas, como as existentes em São Félix do Araguaia (1.145 km a nordeste de Cuiabá).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet